Curitiba e região terão regramento único para enfrentar a covid-19

Curitiba e demais municípios da Região Metropolitana seguirão protocolo único para enfrentamento da pandemia do coronavírus. As regras devem ser publicadas nesta sexta-feira (19) pelo Governo do Paraná.

A decisão foi tomada em videoconferência realizada na manhã desta quarta-feira (17), reunindo o prefeito Rafael Greca, os prefeitos dos demais municípios da região e o governador Ratinho Júnior, durante assembleia da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec).

As regras comuns a todos os municípios da região metropolitana vão regulamentar o horário de funcionamento das atividades comerciais, industriais e de serviços; escalonamento de atividades; permissão/proibição de atividades comerciais, sociais e religiosas. Entre as medidas em estudo estão escalonamento das atividades comerciais para evitar aglomerações em horários específicos; escalonamento dos funcionários terceirizados das administrações municipais; fechamento dos shopping centers aos finais de semana; proibição do ingresso de crianças menores de 12 anos em supermercados; reforço na orientação de isolamento social para idosos com mais de 60 anos; proibição de consumo de bebidas alcoólicas nas ruas depois das 22 horas; e proibição de aglomerações em pátios de postos de combustíveis, praças e parques.

“Aguardamos o regramento comum proposto pela Secretaria de Estado da Saúde. Todos nós, prefeitos, decidimos ser parceiros e ouvir as recomendações do governador, para poupar a nossa região e o nosso Paraná da grave emergência sanitária que nos empurra para um lockdown, que nenhum de nós deseja”, afirmou o prefeito l Greca.

Participaram da reunião o vice-governador Darci Piana; o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto; o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, João Carlos Ortega; e o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.