O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSD) afirmou nesta quinta-feira (1º) que a criação de empregos, principalmente as cidades do interior, é um dos maiores desafios dos gestores públicos. No entanto, Romanelli destacou na Rádio Graúna de Cornélio Procópio, a geração de 1,3 milhão de empregos com carteira assinada no País, no primeiro semestre, e a queda na taxa de desemprego no Brasil, que chegou a 6,9%.
O desenvolvimento econômico pleno, segundo o deputado, é resultado da criação de empregos qualificados e da redução da desigualdade social. “Os prefeitos devem fazer um grande esforço para promover o desenvolvimento econômico local e regional. A geração de empregos ainda é um dos grandes desafios que precisamos vencer. Isso exige qualificação de capital humano e apoio aos empreendedores que investem no comércio, na indústria ou na atividade rural”, afirmou Romanelli em entrevista para a rádio Graúna FM.
Segundo o deputado, a elevada taxa de juros no Brasil inibe o investimento produtivo e incentiva o rentismo e a especulação no mercado financeiro. “É o chamado capital vadio, que só gera renda para o próprio dono do investimento. É necessário um novo estímulo para que estes recursos sejam aplicados em atividades produtivas. Quem empreende e gera emprego merece todo suporte do poder público”, considerou.