A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) confirmou nesta sexta-feira (29) mais 253 casos da covid-19, acumulado agora é de 4.236 confirmações em 236 municípios paranaenses. Mais quatro pessoas perderam a vida pela doença, total chega a 173 óbitos causados pela covid-19 de pacientes que residiam em 71 cidades. Um caso foi excluído do monitoramento porque estava duplicado.

O cenário que o Paraná tem da covid-19 mostra que os números aumentaram em todos os índices analisados. Hoje a Sesa registra que há 317 (ou 7,5%) confirmados com o novo coronavírus internados, 127 em leitos de UTI e 190 em enfermaria, considera-se tanto leitos do SUS quanto da rede particular. 1.863 pacientes já são considerados recuperados, representando 44% do total de confirmações e 173 morreram em consequência da covid-19, o que indica 4,1%.

Mortes – Quatro homens que estavam internados morreram em decorrência da covid-19 e entraram no monitoramento nesta sexta-feira (29). Três deles residiam em Curitiba: um com 79 anos faleceu na terça-feira (26), outro de 65 anos morreu na quarta-feira (27) e o terceiro tinha 86 anos de idade e que foi a óbito na quinta-feira (28). O quarto paciente que morreu era de Terra Rica, tinha 57 anos e foi a óbito hoje (29).

Municípios – 236 cidades paranaenses que têm ao menos um caso confirmado pela Covid-19. Em 71 municípios há registro de óbitos pela doença. Apenas a 4ª e 5ª Regionais de Saúde não têm ocorrência de óbito consequente da infecção pelo Sars-CoV-2. As novas confirmações são nas cidades: Um caso em: Almirante Tamandaré, Altamira do Paraná, Alto Paraná, Ampére, Anahy, Assis Chateaubriand, Braganey, Cambé, Campina Grande do Sul, Campo Mourão, Fazenda Rio Grande, Guaraniaçu, Jacarezinho, Japurá, Jesuítas, Mandirituba, Nova Aurora, Paiçandu, Palotina, Paranavaí, Presidente Castelo Branco, Rio Bonito do Iguaçu, Rolândia, Rondon, Telêmaco Borba, Terra Rica, Terra Roxa, Umuarama. Dois casos em: Araucária, Bela Vista do Paraíso, Campo Bonito, Colombo, Diamante do Sul, Foz do Jorão, Guaratuba, Ibiporã, Ivaiporã, Palmas, Pato Branco, Quatro Barras, Quedas do Iguaçu, Ribeirão do Pinhal, Sarandi, Terra Boa, Uraí.
Três em: Cornélio Procópio, Cruzeiro do Iguaçu, Cruzeiro do Oeste, Guaporema, Imbituva, Morretes,  Ponta Grossa, Reserva, Sertaneja, Toledo. Quatro em: Guarapuava, Pinhais. Seis em Bandeirantes. Sete em Cianorte. Oito em Paranaguá. Nove em: Coronel Domingos Soares, Foz do Iguaçu. 11 em São José dos Pinhais. 16 em Maringá. 18 em Curitiba. 26 em Londrina.42 em Cascavel.

Fora do Paraná – O monitoramento da Sesa registrou também mais sete casos de residentes de outros locais: Caçador e Florianópolis (SC), Ipiranga do Norte (MT), Parauapebas (PA) e três de São Paulo capital. No total, 64 pessoas, não residentes do Paraná, tiveram o diagnóstico confirmado por aqui e cinco foram a óbito.

Dados de Curitiba

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS) registrou nesta sexta-feira (29) mais três óbitos de moradores de Curitiba com resultado positivo para covid-19. Com isso, são 45 mortes em 80 dias, desde o primeiro caso confirmado da doença na capital paranaense.

As vítimas são dois homens e uma mulher, com idades entre 74 e 85 anos.Todos apresentavam comorbidades e doenças crônicas como insuficiência cardíaca, cardiovascular, neurológica, câncer, asma. Os óbitos registrados ocorreram em diferentes dias (24, 27 e 28 de maio) e estavam sendo investigados pela Centro de Epidemiologia da secretaria.

A cidade também teve ainda 11 novos casos de moradores infectados pelo novo coronavírus, totalizando até agora 1.100 confirmações de covid-19 na cidade.

Desde o início da pandemia em Curitiba, 842 pacientes venceram a doença e estão recuperados. Outros 348 casos estão em investigação e 2.102 casos foram descartados.

Atualmente 101 pacientes confirmados com a covid-19 estão internados em hospitais públicos e privados, 50 deles em UTI, e oito precisando do auxílio de ventilação mecânica (respirador).

A taxa de ocupação de leitos SUS exclusivos para covid-19 é de 49% nesta sexta-feira. O percentual corresponde aos 227 leitos ativados até o momento.

Além dos 45 óbitos confirmados até agora, a secretaria já investigou 316 mortes por suspeita de covid-19, sendo 262 descartadas e nove em investigação.