A revista britânica de medicina “The Lancet” publicou nesta sexta-feira (22) uma nova pesquisa científica sobre a cloroquina. A conclusão é que a sobrevida pode diminuir com o uso do medicamento, além da possibilidade de desenvolvimento de arritmia cardíaca em pacientes com o novo coronavírus.
O estudo foi feito com 96 mil pacientes que estavam internados. Quase 15 mil deles passaram por tratamento diferentes com hidroxicloroquina e cloroquina.
Aqueles que foram medicados com esses remédios mostraram ter mais chance de morte e também de desenvolver arritmia cardíaca. Segundo Mandeep Mahra, líder da pesquisa, esse é o primeiro estudo em larga escala que encontrou evidências de que o tratamento de pacientes com covid-19 com a cloroquina.
A média de idade era de 53,8 anos e 46,3% era mulheres. As pessoas estavam em 671 hospitais diferentes, em seis continentes. Todos os participantes foram internados entre 20 de dezembro de 2019 e 14 de abril de 2020.
A cloroquina foi pivô das saídas dos dois últimos ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich. Ambos apoiavam que o medicamento fosse usado apenas em casos graves da doença. No entanto, o presidente Jair Bolsonaro insistiu que a cloroquina seja usada em todos os pacientes, mesmo com sintomas leves.
O ministro interino, Eduardo Pazzuello aprovou a mudança de protocolo, que foi divulgado na última quarta-feira (20). Ainda assim, o paciente deve autorizar que a cloroquina seja usada ou não no tratamento.
A mudança foi feita mesmo sem indícios científicos de que o medicamento seja efetivo no tratamento. A cloroquina é um remédio usado para pacientes com malária. (De Anita Efraim, da Yahoo Notícias).
Roberto. Se você lesse e raciocinasse com o cérebro, veria que o artigo é de uma renomada revista científica e não de um jornalista.
Gente do céu…!!!…, se não existe uma cura, uma solução definitiva, consensual, científica, qual o problema de usar um paliativo, uma tentativa? Que chatice de assunto….quanto jornalista inculto escrevendo a mesma droga, sem noção, só criticando, sem dar solução, com diarréia você não toma canja? Canja cura? Com herpes você não toma aciclovir, aciclovir cura? E a hepatite C…com o que você cura???, quanto ignorância coletiva: assustador..
Roberto: canja de galinha mata? Não, não mata! Tome à vontade. É possível que nem cure a sua diarréia. Mas se tomar cloroquina pra diarréia ela pode te matar. E se tomar contra coronavírus ela pode te matar também. Este é o raciocínio correto.