Copel lança oferta de ações que devem ir à Bolsa de Valores

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) lançou nesta quarta-feira (26) a oferta pública de ações que deve resultar na transformação da estatal em corporação sem acionista controlador. Em fato relevante comunicado ao mercado nesta quarta, a empresa informa que a etapa faz parte do processo de “transformação da companhia em sociedade com capital disperso e sem acionista controlador”, posição que era do Governo do Paraná.

De acordo com informações da Copel, serão vendidas 549.171.000 ações ordinárias, sendo: 229.886.000 ações a serem emitidas pela Copel; e 319.285.000 ações detidas pelo Estado do Paraná.

A oferta  foi apresentada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A aprovação, segundo a companhia, é automática. É esta aprovação que permite a proposta avançar para o pregão na Bolsa de Valores.

Nesta primeira etapa, a oferta não conta com valores definidos, mas a expectativa da companhia é que o montante gire entre R$ 4,3 bilhões e R$ 5 bilhões.

De acordo com a própria companhia, a definição dos valores depende, ainda, de uma manifestação Tribunal de Contas da União (TCU).

Ao mercado, a Copel explicou que a decisão pendente é sobre “o bônus de outorga a ser pago para renovação de determinadas concessões da companhia”. (Com informações do G1 Paraná).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui