Copel informa que o Governo do Paraná quer reduzir a sua participação na empresa

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) publicou nesta segunda-feira (21) fato relevante no qual comunica que o seu acionista controlador, o Governo do Paraná, encaminhou proposta à empresa para que ela seja transformada em companhia  de capital disperso e sem acionista controlador. E para que isso ocorra, será realizada uma oferta pública de distribuição secundária (papéis já existentes) de ações ordinárias (com direito a voto) e/ou certificados de depósitos de ações.

A empresa informa também que a transformação “depende de determinadas autorizações legais que serão avaliadas” e que ” também irá avaliar o modelo proposto e os procedimentos específicos para sua efetivação, incluindo a eventual convocação da assembleia geral para deliberar sobre o assunto”.

Segundo a publicação, “a operação objetiva a captação de recursos financeiros para suprir necessidades de investimento do Estado do Paraná, bem como a valorização de suas ações remanescentes detidas na Copel, valorização essa que deverá derivar da potencial geração de valor aos acionistas, inclusive em virtude de eventual capitalização da companhia e aceleração de seu plano de negócios”.

De acordo com o comunicado, o modelo de governança em estudo prevê que, uma vez implementada a operação, o Estado do Paraná permaneça com participação relevante não inferior a 15% do capital social total da Copel e 10% do capital votante. Atualmente, o Estado do Paraná detém 69,7% das ações ordinárias e 31,1% do capital total.

Por fim, a Copel informa que “o presente fato relevante tem essencialmente a função de comunicar a referida manifestação do Estado do Paraná a seus acionistas e ao mercado em geral e não deve ser considerado ou

interpretado como sendo um anúncio da efetiva implementação de referida operação de transformação societária. A Companhia manterá o mercado informado sobre atualizações relevantes acerca do assunto”. O fato relevante é assinado pelo diretor de Finanças e de Relações com Investidores, Adriano Rudek de Moura.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui