Convite dá resultado: moradores e turistas rodoviários visitam atrativos de Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu se preparou, o convite foi feito e o resultado já aparece. Nos dois dias de reabertura dos atrativos, iguaçuenses e turistas de outros lugares do Brasil aproveitaram o feriadão de Corpus Christi para conhecer os pontos turísticos da cidade. A hotelaria não se intimidou e também colhe frutos. Alguns estabelecimentos estão recebendo hóspedes da região que vieram com seu próprio carro, outros do interior paulista e do Mato Grosso do Sul, para passar o feriado no destino turístico mais seguro, hoje, do Brasil.

A reabertura gradativa do turismo de Foz ocorre desde quarta-feira (10), aniversário de emancipação política do município. Uma data simbólica para a retomada do setor, que é base da economia local e um dos mais prejudicados pela pandemia de covid-19.  O Programa Acelera Foz, que une os esforços de oito entidades parceiras, assumiu o protagonismo dessa retomada de forma bastante responsável. Toda a cidade já vem se preparando para esse momento numa grande parceria entre município, estado e governo federal.

Foz do Iguaçu tem um dos maiores programas de testagem em massa da covid-19, com mais de 30 mil testes em andamento. A quantidade de casos, proporcionalmente, é uma das menores do País. A Prefeitura adotou barreiras sanitárias e medidas de controle de propagação do novo coronavírus. A usina de Itaipu também colocou à disposição da população 15 leitos de UTI e de semi-UTI para casos graves de comorbidade associada à covid-19, para evitar sobrecarga do Hospital Municipal Germano Hauck, referência pelo SUS para casos do novo coronavírus.

“Foz do Iguaçu está de parabéns pela forma ordenada com que vem fazendo essa retomada. Nossa cidade, se fizer tudo certinho, logo será o destino brasileiro mais visitado por estrangeiros do mundo inteiro, quando tudo voltar à normalidade. Vamos começar devagar, mas com muita fé. Vai passar e sairemos na frente, com todos assumindo sua responsabilidade”, diz o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.

Adequação – A hotelaria e os atrativos, de forma geral, passaram por uma grande adequação, com treinamento de equipes e cuidados com os ambientes internos. Foi uma grande parceria. “Estamos muito otimistas e agradecemos, em nome do Visit Iguassu, pela grande e efetiva comunicação da reabertura do turismo”, disse o presidente da entidade, Felipe Gonzales.

Conforme previsto nos decretos municipais e orientações dos ministérios da Saúde e do Turismo, todos os atrativos com ambientes fechados iniciaram as atividades com 30% de sua capacidade, enquanto bares e restaurantes trabalham com limitação de 50%.

Na usina de Itaipu, robôs de desinfecção recepcionam os visitantes, que passam por aferição de temperatura. Em todo o roteiro há álcool em gel, higienização dos ônibus a cada nova visita e o uso obrigatório de máscara de proteção facial para quem recepciona e quem visita.

Ao entrar, o visitante responde a um questionário sobre sintomas respiratórios ou preenche a autoavaliação no aplicativo COVIDPR, que estará conectado com a Central de Plantão Coronavírus.

O Refúgio Biológico Bela Vista reabre dia 17 de junho e vai funcionar das 9h30 às 17h30, com capacidade de 10 pessoas por visita. Já o Ecomuseu será reaberto dia 24, das 10h às 17h, sem o atrativo Ciência na Esfera, para evitar aglomerações. Ainda não há data prevista para o retorno da visita Itaipu Especial.   (Da Itaipu Binacional).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui