Contorno Sul de Curitiba deve entrar no programa de concessões do governo

Reunido na manhã desta segunda-feira n(10) com a bancada paranaense na Câmara dos Deputados, um representante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), afirmou que, apesar dos estudos, não há indicação de investimento do governo federal para a obra de revitalização do Contorno Sul em Curitiba.  A informação é do deputado federal Gustavo Fruet (PDT-PR), para quem a capital paranaense corre o sério risco de perder a emenda para tal obra já aprovada pelo Congresso Nacional.

Segundo Fruet, todavia, o DNIT sinalizou que o governo deve incluir a obra no programa de concessões do Ministério da Infraestrutura. Essa informação, que será confirmada pelo órgão nos próximos dias conforme orientação do diretor-geral General Santos Filho, pode fazer com que os usuários do trecho tenham que esperar décadas pela revitalização.

Contorno Sul de Curitiba deve entrar no programa de concessões do governo“É urgente uma mobilização muito forte do governo do Estado, prefeitura e bancada federal e acompanhar também o estudo das concessões e o plano de exploração rodoviária”, disse o parlamentar pedetista.

A obra, orçada em mais de R$ 550 milhões, chegou a ser incluída no Plano Plurianual da União de 2020 a 2023 graças a emenda aprovada no ano passado. Com a aprovação da emenda em plenário, a expectativa era de que o próprio governo licitasse a execução. Desde 2009, verificou-se a necessidade de adequação do trecho. Nele trafegam diariamente milhares de veículos, sendo que boa parte constituída de ônibus e caminhões, ocasionando tráfego intenso e acidentes.

O Contorno Sul interliga quatro trechos de rodovias federais. Conecta o interior do Estado do Paraná a Curitiba e parte do transporte ao Porto de Paranaguá. Inicia-se na BR-116, no sentido Porto Alegre, e termina na BR-277, no sentido Campo Largo.

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