Respondendo a um pedido de informações protocolado pelo deputado Requião Filho (MDB), a concessionária Rodonorte confirmou que todas as obras que aparecem num anúncio patrocinado pelo governo do estado não contam com investimentos públicos. A empresa afirma que todas as obras mencionadas pela propaganda de TV são realizadas com recursos integrais da empresa arrecadados por meio da cobrança de pedágio dos usuários.
Diz a empresa: “Estas obras são realizadas com investimento integral da Concessionária, tendo como contrapartida a cobrança de tarifa a ser paga pelo usuário, conforme previsto no Contrato de Concessão nº 075/97, sendo que nos últimos 04 (quatro) anos, os investimentos aportados em obras, no Programa de Concessão do Lote 5, foi de R$ 1.055.915.595,00”.
No documento enviado pela Rodonorte, a empresa lista todas as obras realizadas e comprova a autoria das tais “dez frentes de trabalho de duplicações”, citadas nos anúncios do governo. As informações agora estão sendo juntadas à Ação Popular, em tramitação na 4ª Vara de Fazenda Pública de Curitiba, que pede a suspensão da propaganda e a restituição dos valores gastos com a campanha publicitária.