Monitoramento constante da ponte do Parque Tingui e pedido de redução de velocidade no Viaduto Colorado são as recomendações de um relatório de inspeção técnica realizada pela Comissão Especial para Avaliação de Pontes e Viadutos da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Participou da elaboração do relatório o Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), com apoio técnico do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP).
Uma nova vistoria técnica está marcada pela Comissão para quinta-feira (12). Os vereadores e técnicos do ITTI e IEP vão inspecionar dois viadutos na BR 277, que faz a ligação entre os Contornos Sul e Norte e o Viaduto do Orleans. A agenda está prevista para 12 horas.
Ponte do Tingui – “A ponte de madeira tem que ser monitorada. Além disso, tem que haver um cuidado maior com a sinalização e um controle maior de carga, que tipo de veículo vai passar por lá”. A recomendação é do coordenador do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), professor Mauro Lacerda Santos Filho. Ele já havia adiantado que o estado da ponte do Tingui era de “regular para ruim”. Mauro Lacerda observou que a passagem “tem aspectos de obra provisória” e, por isso, exige monitoramento constante devido ao fluxo intenso de veículos e à falta de controle de carga. Para solucionar o problema, ele recomendou a construção de uma nova ponte, respeitando as características arquitetônicas do lugar.
Viaduto Colorado – Em relação ao Viaduto Colorado, o coordenador do ITTI disse que a obra “encontra-se em bom estado”, mas aconselhou a redução da velocidade dos veículos, “principalmente na região da junta estrutural”. Recomendação que reforça a análise primária do engenheiro civil Rui Medeiros, do IEP que, em novembro último, havia identificado o problema na junta estrutural e sugeriu “talvez uma substituição”, em razão de uma movimentação bastante exagerada naquela região.
O relatror da Comissão Especial, Bruno Pessuti (PSD) informou que os relatórios parciais serão encaminhados ao Poder Executivo em forma de alertas de manutenção. (Com informações da CMC).