A disputa entre deputados da situação e de oposição pelo controle da nova frente parlamentar do pedágio na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) ganhou nesta terça-feira (7) novo capítulo. O presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSD), encaminhou à Comissão de Obras e Transporte da Casa dois requerimentos – um da base governista e outra da oposição e parlamentares independentes – que propõem a criação da nova frente. Segundo Traiano, caberá à comissão decidir se a frente poderá funcionar e qual valerá. A informação é de Ivan Santos, do portal Bem Paraná.
Ao mesmo tempo, Traiano sinalizou que por ter sido protocolado minutos antes, o requerimento dos deputados da base do governo deve prevalecer. Ambos foram protocolados no último dia 1º de fevereiro. De acordo com o presidente, o documento assinado por deputados situacionistas e proposto pelo deputado Jacovós teria sido protocolado às 14h53. Já o outro, liderado pelo coordenador da antiga frente, deputado Arilson Chiorato, presidente do PT do Paraná, teria sido oficializado às 15h41 do mesmo dia.
Chiorato também protocolou em 23 de janeiro, ainda na legislatura anterior, um pedido para que a antiga frente fosse prorrogada. Traiano indeferiu o pedido, afirmando que o requerimento não poderia incluir deputados não reeleitos, e que portanto, a antiga frente é considerada extinta.