Comandante-geral da PMPR assume em fevereiro a Secretaria de Defesa Social de Curitiba

O coronel PM Péricles de Matos, 54 anos, atual comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Paraná, aceitou convite do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM) para assumir o cargo de secretário municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba. A posse será realizada no mês de fevereiro, tão logo o coronel transmita o comando na PM.

Natural de Irati, onde nasceu em 15de maio de 1966, o coronel Péricles foi aluno do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva e ingressou na Polícia Militar em 1986. Foi declarado Aspirante à Oficial em 1988, e estava exercendo a atividade de Comandante do 1º CRPM ao ser nomeado para o cargo de Comandante Geral.

Ele é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e tem cursos de especialização nacionais e internacionais, como o de Ações Táticas Especiais, pela Swat Tactics; de Operações Especiais, pela Policia Nacional da Espanha; de Negociador Policial, pela Embaixada dos EUA e de Contraterrorismo, pelo Batalhão de Ações Táticas Especiais da PM de Minas Gerais.

Péricles foi instrutor de outras dezenas de capacitações e atuou no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Chefiou ainda o Comando de Operações Especiais (COE), entre 1991 e 1996, o Grupo Águia em 2007 e, no ano seguinte, criou a Força Samurai, especializada no combate ao narcotráfico. Também foi chefe da Agência Central de Inteligência.

O comandante da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Junior, assume interinamente a pasta. Péricles de Matos substitui o delegado da Polícia Civil Guilherme Rangel, que deixou o cargo no fim do ano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui