A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) retoma as sessões plenárias nesta quarta-feira (1º), às 9 horas. Confirmaram presença na abertura da sessão legislativa de 2023, o terceiro ano da 18ª legislatura, o prefeito em exercício Eduardo Pimentel (PSD) e secretários municipais. Também serão empossados os suplentes dos vereadores eleitos, em outubro de 2022, para a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep).
O presidente Marcelo Fachinello (PSC) assinou as convocações após Carol Dartora (PT), eleita deputada federal, Denian Couto (Pode), Flávia Francischini (União) e Renato Freitas (PT), eleitos deputados estaduais, renunciarem às cadeiras na CMC. Eles serão empossados, nesta quarta, nos novos mandatos.
Ana Júlia seria a primeira suplente do PT, mas foi eleita deputada estadual. Com isso, o professor Angelo Vanhoni foi convocado para a cadeira de Carol Dartora. Ele já foi vereador em duas legislaturas, entre 1989 e 1994. Renunciou, em 1995, para assumir como deputado estadual, mandato que exerceu por duas vezes. Também foi deputado federal, entre 2007 e 2014. Já a fotojornalista Giorgia Prates chega à CMC para o primeiro mandato, como suplente de Renato Freitas. Segunda mulher negra a assumir uma cadeira na Casa, após Dartora, ela integrou o Mandata Coletiva das Pretas.
Primeiro suplente do Podemos, Bruno Pessuti retorna à Câmara na cadeira de Denian Couto. Engenheiro mecânico e professor universitário, ele foi vereador por duas legislaturas, de 2013 a 2016 e de 2017 a 2020. Também atuou como chefe de gabinete de Eduardo Pimentel. Advogado e economista, Rodrigo Reis é o primeiro suplente do União Brasil. Ele assume o primeiro mandato, no lugar da deputada estadual eleita Flávia Francischini.