O clipe da música “Pare. Preste Atenção!”, criada por um grupo de 40 “artivistas” para chamar atenção para a ameaça de redução de 70% da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana, a maior unidade de conservação do Sul do país, viralizou e, em duas semanas, alcançou mais de um milhão de pessoas, só no Facebook.
O clipe, que conta com a participação do ator global Luis Melo, de integrantes da Banda Mais Bonita da Cidade, do humorista Diogo Portugal e do cantor Léo Fressato –compositor dos hits “Oração” e “Coisa Linda”, este último, feito em parceria com o cantor Tiago Iorc – foi compartilhado dia 29 de novembro na página do Observatório de Justiça e Conservação (OJC), que viabilizou a criação do clipe da música e apoiou o esforço dos artistas no desenvolvimento da canção.
Ele também já foi compartilhado por mais de 30 mil pessoas e, junto com o curta-metragem “Os Últimos Campos Gerais” – que explica as ilegalidades do projeto de lei que prevê a mutilação da área e tramita na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP-PR) – já soma mais de um milhão e trezentas mil visualizações.
Filme e clipe foram estimulados pelo OJC com o intuito de convidar a sociedade a pressionar os deputados a rejeitarem o projeto de lei. Até agora, mais de 120 mil e-mails já foram enviados pela população por meio do site www.osultimoscamposgerais.com.br. Acessado o endereço, uma mensagem aparece pronta para ser enviada aos deputados da casa. Basta que a pessoa informe os dados pessoais e clique em “enviar”.