Clamor popular leva Cida a criar divisão anti-corrupção

Os chefes das forças da segurança pública do Paraná foram convocados para reunião urgente às 9 horas desta terça-feira (8) no gabinete da governadora Cida Borghetti. Ela vai anunciar a criação da Divisão de Combate à Corrupção – uma medida que responde ao clamor de 11 entre cada 10 brasileiros que gravam aqueles videozinhos da Globo e nos quais revelam o que esperam dos governantes.

A torcida é grande para se saber se a Divisão vem para investigar os casos do passado recente no governo estadual ou se só se dedicará aos do presente e dos que ainda estão para acontecer. Cida deve esclarecer na reunião desta manhã.

8 COMENTÁRIOS

  1. A Divisão de Combate a Corrupção é um grande marco, principalmente, para a Polícia Civil do Paraná. Estados muito menores, ou, com pouco representatividade no âmbito nacional já possuem delegacias de combate a corrupção há anos. Estamos cerca de 15 anos atrasados.
    Mas algumas questões devem ser levantadas:
    – A falta de recursos humanos. O efetivo da policia civil esta totalmente defasado, temos o mesmo número de policiais do que a 25 anos atrás.
    – O jeito que está sendo montado a Divisão, se assemelha em muito com o GAECO pertencente ao Ministério Público, pois quem faz as investigações no GAECO são policiais civis e militares cedidos pelo ESTADO. O Ministério Público só entra com o trabalho dos promotores e a carinha nas entrevistas… até porque eles escolhem o que é investigado.
    Será que o governo vai deixar de ceder os policiais para os GAECOS? Pois a Divisão tratará dos mesmos assuntos e NÃO TEM EFETIVO SUFICIENTE para tudo.

  2. Uma duvida: Nelson justus nao esta envolvido em corrupção?
    O que faz ele como diretor da coahapar?
    Não foi nomeado pela governadora que está criando um exquadrão anti corrupção?
    Vai ter fogo amigo nesse governo
    ou o plano é justamente que o exquadrão examine e elimine o que interessa e proteja os que interessam?
    Esta medida seria valida dona Cida, se a senhora tivesse um secretariado impecável, se a sua própria historia fosse impecável. Se é impecável, a senhora coloca o currículo de todo mundo aberto na pagina do governo, a trajetória, a linha de atuação, os principais resultados, porque foram escolhidos, o que foi pedido para eles e o que os capacita para nos prestar este serviço. Porque a senhora sabe né…governo está aqui só de passagem, povo é para sempre.

  3. O consultor sênior da divisão anticorrupção do governo Cidoca será Antonio Casemiro Belinati, já que tem um filho e a mulher no governo – Diretoria da Sanepar e Diretoria da Agência de Fomento do Paraná – Antonio Carlos Belinati e Emilia Salles Belinati.

  4. Divisão de combate ou dissimuladora de implicados em corrupção ? Para que servem ou não servem o ministério público, corregedoria e tribunal de contas no Estado? Muito estranho …

  5. Acho que a governadora está “brincando com fogo”. Ela e o maridão, o deputado Ricardo Barros, não são do PP? E esse PP não está cheio de denúncias de corrupção? E não é verdade que, embora haja muito gente do PP presa, a maioria dos corruptos do PP ainda está solta?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui