A conselheira da Itaipu Binacional, a ex-governador paranaense Cida Borghetti, afirmou que o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) da nova ponte ligando o Paraná ao Mato Grosso do Sul é “um grande passo para a concretização de um sonho do Noroeste do Paraná”.
Cida participou nesta segunda-feira (30), no Palácio Iguaç,u da assinatura de um convênio entre os governadores Ratinho Junior (PSD) e Reinaldo Azambuja, do Mato Grosso do Sul, e o diretor-geral da Itaipu, almirante Anatalício Risden. A Itaipu investirá R$ 3,2 milhões no Estudo.
“Mais uma parceria da Itaipu e do Estado do Paraná que resolve uma demanda histórica da infraestrutura paranaense. O Evtea é um grande passo para concretizar esse sonho do Noroeste do Paraná”, disse a ex-governadora do Paraná.
Facilidades – A obra de cerca de dois quilômetros ligará São Pedro do Paraná (PR) a Taquarussu (MS) encurtando em aproximadamente 130 quilômetros as viagens, facilitando o escoamento da safra de grãos de Mato Grosso do Sul e o acesso ao Porto de Paranaguá.
A conselheira agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro e ao diretor-geral da Itaipu, almirante Anatalício Risden pela sensibilidade em atender a demanda paranaense. “Os investimentos que vem sendo feitos por Itaipu no Paraná geram empregos, renda e vão gerar um grande impacto na economia de todo Estado”.
Cida foi uma das articuladoras do projeto. Há cerca de um ano participou de uma reunião com a diretoria da Itaipu e representantes da Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar) para debater o projeto.
Além de reduzir o tempo das viagens e facilitar o escoamento da safra com destino ao Porto de Paranaguá, a nova ponte também vai estimular o desenvolvimento turístico nas praias de água doce do Noroeste do Paraná