A primeira mulher a Governar o Paraná, Cida Borghetti, foi homenageada na noite da última sexta-feira (30) com a Ordem da Estrela da Itália (Ordine della Stella d’Italia) — uma das mais altas condecorações concedidas pelo governo italiano a personalidades que se destacam na promoção de relações entre a Itália e outros países. A cerimônia aconteceu na Capela Santa Maria, em Curitiba, como parte das comemorações oficiais do Dia da República Italiana.
Concedida pelo presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, por meio do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, a homenagem é o reconhecimento oficial do Estado italiano pelos serviços relevantes prestados à Itália por Cida Borghetti na presidência da Associação Giuseppe Garibaldi, Governo do Estado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa para a promoção da cultura, do povo e das relações com o exterior.
“Receber a Ordem da Estrela da Itália é, para mim, uma honra imensurável. Motivo de profunda emoção e gratidão, pois desde o início da minha vida pública, sempre busquei valorizar e fortalecer os laços entre o Brasil e a Itália. Agradeço ao governo italiano e o Consulado Geral da Itália em Curitiba, em nome da cônsul-geral Eugenia Tiziana Berti, por reconhecer nossas iniciativas nas áreas cultural, social, educativa e institucional”, afirmou Cida.
A entrega da honraria reforça o papel de Cida Borghetti como uma das principais representantes do diálogo ítalo-brasileiro. A Ordem da Estrela da Itália é um dos cinco símbolos mais importantes do país.
“A Itália vive no meu coração e esta estrela agora brilha como símbolo de um vínculo eterno”, afirmou Cida, primeira mulher a governar o Paraná e a presidir a Sociedade Giuseppe Garibaldi.
De acordo com a cônsul-geral, Eugenia Tiziana Berti, a ordem tem importância tanto simbólica quanto diplomática.
