O jornalista Ricardo Boechat, que já perdeu uma ação judicial movida pelo senador Roberto Requião (em compensação, o senador perdeu pencas para outras ofendidos), escreve na coluna que assina na revista IstoÉ a nota “Churrasco garantido” em que revela:
Principal delator da Operação Carne Fraca, o ex-superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná Daniel Gonçalves detalhou à Procuradoria-Geral da República como funcionava o esquema político que o mantinha no cargo. Em troca
do apoio, ele repassava propinas a deputados federais do MDB. Para que a bancada do partido no Senado não atrapalhasse, outros mimos eram distribuídos. O senador Roberto Requião, segundo ele, recebia peças de picanha dos frigoríficos favorecidos pela bandalheira.
E presentear com picanha lá é propina? No meio desse lamaçal todo isso tem alguma relevância? Façam o favor…! Qualquer funcionario de quarto escalāo ganha presentes desse tipo. Imagina um senador. A má vontade com o Requião às vezes beira o ridículo.
Vamos combinar uma coisa né…na alfândega na Europa e na alfândega na Ásia , os técnicos acenderam todas as lâmpadas quando o despacho indicava carne do Brasil. Aumentaram as amostragens e passaram a fazer exames mais caros,bporem rápidos precisos e abrangentes. De nada adiantou Maggi sair viajando o mundo pregando para desconfiados covictos da integridade do brasileiro. Ele virava as costas, a ordem era: se for do Brasil segure. E assim foi feito. Diplomaticamente o agronegócio ganhou um voto de confiança, os contratos restabelecidos e o brasileiro garantindo seu mercadinho no mundo. Daí blairinho voltou pra casa e fez o que? Chamou os ruralistas na xinxa? Nada…isso não vai dar em nada, resolvi tudo garganteou em Brasília. Pois bem …uma carga aqui, outra ali, um técnico avisando o outro e pronto! Pra quem não sabe…o fiscal do Paraná que denunciou o esquema não estava mentindo nem exagerando, ele sim é um herói digno de prêmio, um prêmio bom não esses fajutos. Um piá que tinha tudo a perder se abrisse a boca, mas ele foi leal ao chefe, o povo, e contou as falcatruas, infelizmente das quais o Paraná é um dos líderes. O susto, a correria foram grandes, deviam ter tomado vergonha na cara, todos os ” irmãos da proteína animal” ….mas fizeram.o que? Um contraatque fajuto falando mal da polícia federal, da irresponsabilidade da investigação, tentaram difamar o fiscal agropecuário….e aquilidae e o controle fitossanitário? Nada. Agora perdemos contrato no mundo inteiro. Agora não tem tapinha nas costas que blairinho resolva, agora estão chegando as multas das salmonelas. Uma poca vergonha. Assim como Neymar no futebol, acahmaos que podemos ser malandros ao alimentar o mundo. Deixo umas pistas: vc vê um anúncio em promoção no mercado!? Desconfie. Em 99% dos casos houve falha no processo, tipo na Kraft Heinz o ph da massa de ? está fora do aceitável para o consumo humano…vc joga soda, ajusta a caca toda para 7 e manda logo pro envase. Desova logo no buxo do consumidor, pq depois de digerido …é que nem Elisa, ninguém nunca viu e não sabe onde tá. Bem assim é o agronegócio brasileiro. Se vc tem respeito pela sua saúde e dos filhos, coma mais legumes e verduras , aos montes e de perto da sua casa, tipo Colombo são José, campo Largo, pq ali estamos cheios de pqno agricultores, que até por razões religiosas nao tem coragem de te envenenar. Carnes, compre de frigorífico pequeno. Como estes não tem ainda dinheiro para a propina, para eles vale o rigor da lei, então são certinhos e limpinhos. Alguns colegas ainda apostam nas cooperativas, mas é bom ficar de olho. Não vai adiantar nada fazer delação, contar, prender, depois da carne fraca tivemos oportunidade de mudar tudo é o que aconteceu? Nada, o Brasil abusou da sorte, esperem pra ver as demissões da brf, não tem Pedro Paulo Parente que salve.