O candidato à Prefeitura de Curitiba pela Coligação Amor e Inovação, Eduardo Pimentel (PSD, fez nesta segunda-feira (16) visita a uma clínica de diagnóstico em companhia da deputada estadual e ex-secretária da Saúde Curitiba, Márcia Huçulak, ocasião em que reafirmou que vai abrir um centro de diagnósticos público para atender a população e agilizar o atendimento nas consultas de especialidades.
“Nosso Centro de Diagnóstico público será referência e também abriremos duas novas UPAs e seis unidades de saúde”, destacou. “Quando assumimos, em 2017, não tinha paracetamol nos postos de saúde”, lembrou o candidato.
Hospital novo
O futuro Hospital do Bairro Novo que Eduardo irá abrir terá 200 leitos, sendo 57 de UTI. O novo hospital curitibano ficará na região Sul da cidade, contará com leitos de enfermaria adulto e infantil, leitos de UTI adulto, infantil e neonatal, unidade de cuidados intermediários neonatal, leitos de saúde mental, centro cirúrgico, maternidade, diagnóstico por imagem e pronto atendimento adulto e infantil.
“A região que mais cresce em Curitiba é o Sul da cidade, e no Sítio Cercado vamos abrir um hospital municipal para atender a população”, destaca Eduardo. No outro extremo, o Governo do Estado está implantando um hospital em Colombo, município vizinho a Curitiba, que atenderá também a população da região mais ao norte da capital.
Curitiba terá 11 UPAs
Outra frente na proposta de Eduardo é a ampliação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com a abertura de duas novas unidades nas regionais de Santa Felicidade e Matriz. Com isso, Curitiba passará a contar com 11 UPAs.
As novas unidades se somam aos avanços anteriores, como a abertura da UPA Tatuquara e a reforma e reabertura da UPA CIC, que estavam fechadas antes da gestão de Pimentel como vice-prefeito ao lado de Rafael Greca. Esse reforço na rede de pronto atendimento é o planejamento frente à demanda por serviços de saúde de emergência em Curitiba.
Centro de Diagnóstico por Imagem
A criação de um Centro de Diagnóstico por Imagem é outra proposta importante de Eduardo para a Saúde. O equipamento oferecerá exames avançados, como raio-X, tomografia, ressonância magnética, ultrassonografias e videoscopias, reduzindo o tempo de espera e melhorando a precisão dos diagnósticos.