Centrão vai administrar quase metade dos municípios brasileiros

COMPARTILHE:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Os partidos do Centrão, base política do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados, vão administrar mais de 2,6 mil municípios a partir de 2021, o equivalente a 47% das cidades brasileiras. O número de moradores nesses municípios (cerca de 78 milhões de pessoas), por sua vez, representa aproximadamente 40% da população do Brasil., segundo levantamento do G 1.

Entre os 11 partidos que formam o grupo, PP, PSD e PL são as legendas com o maior número de prefeituras. Mas a diferença é pequena. Enquanto PP venceu em 685 municípios, o PSD vai administrar 655 a partir de 2021. O PL ficou em terceiro lugar, com 345 prefeituras. Em quarto, está o PTB com 212 prefeituras. Seguem: Republicanos, 211; Cidadania, 139; PSC, 115; Solidariedade, 94;  Avante, 82;  Patriota, 49; e Pros, 41.

Embora dispute com o PP a liderança das legendas do Centrão com maior força eleitoral, o PSD está à frente em um conjunto de cidades com maior número de moradores – o total é de aproximadamente 23 milhões.

1 comentário em “Centrão vai administrar quase metade dos municípios brasileiros”

  1. “Centrão” é uma forma polida de chamar o “Direitão” que é um bloco imenso cuja fonte matriz e inspiradora é a velha ARENA de guerra.

Deixe uma resposta