O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Celso de Mello, rompeu neste fim de semana sua postura de só “falar nos autos” e usou o WhatsApp para divulgar dura mensagem em que compara a conjuntura política no Brasil com o que ocorreu na Alemanha na década de 1930, quando Hitler assumiu democraticamente o poder para em seguida impor o totalitarismo.
Celso de Mello, que acusou o bolsonarismo como um movimento que visa a implantar uma ditadura no país, usou maiúsculas para enfatizar a semelhanças que vê entre a situação brasileira e a da Alemanha hitlerista. Eis o texto:
“GUARDADAS as devidas proporções, O “OVO DA SERPENTE”, à semelhança do que ocorreu na República de Weimar (1919-1933), PARECE estar prestes a eclodir NO BRASIL!”.
“É PRECISO RESISTIR À DESTRUIÇÃO DA ORDEM DEMOCRÁTICA, PARA EVITAR O QUE OCORREU NA REPÚBLICA DE WEIMAR QUANDO HITLER, após eleito por voto popular e posteriormente nomeado pelo Presidente Paul von Hindenburg, em 30/01/1933, COMO CHANCELER (Primeiro Ministro) DA ALEMANHA (“REICHSKANZLER”), NÃO HESITOU EM ROMPER E EM NULIFICAR A PROGRESSISTA, DEMOCRÁTICA E INOVADORA CONSTITUIÇÃO DE WEIMAR, de 11/08/1931, impondo ao País um sistema totalitário de poder viabilizado pela edição, em março de 1933 , da LEI (nazista) DE CONCESSÃO DE PLENOS PODERES (ou LEI HABILITANTE) que lhe permitiu legislar SEM a intervenção do Parlamento germânico!!!! “INTERVENÇÃO MILITAR”, como pretendida por bolsonaristas e outras lideranças autocráticas que desprezam a liberdade e odeiam a democracia, NADA MAIS SIGNIFICA, na NOVILÍNGUA bolsonarista, SENÃO A INSTAURAÇÃO , no Brasil, DE UMA DESPREZÍVEL E ABJETA DITADURA MILITAR!!!!”, completou Celso de Mello.
Este decano concordou com Weintraub: ambos tem razão.
A pior coisa nos dias de hoje – e antes disso quando ainda eram reprimidos pela vergonha que sumiu – é precisar conviver com bolsonarista. Ma fé e intrigas o tempo todo. Tudo é motivo para chamar de esquerda. Azar quem tem um por perto. Moroso e desnecessário.
O ovo da serpente eclodiu. Vai ser difícil botar o guizo na cobr8.