O projeto de lei do Poder Executivo, que aprova a construção de empreendimentos hidrelétricos e de geração de energia em várias regiões do Paraná, volta a ser discutido na reunião extraordinária da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado (Alep), marcada para segunda-feira (23), às 13 horas. A proposição trata da construção de 19 Centrais de Geração Hidrelétricas (CGHs) localizadas nas bacias hidrográficas do Iguaçu, Ivaí, Paranapanema, Tibagi, Ribeira, Paraná III e Piquiri.
Ao projeto estão anexados todos os documentos de licenças prévias dos empreendimentos emitidos pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O relator da matéria, deputado Tião Medeiros (PTB), já manifestou, em reunião passada, seu parecer favorável. Entretanto, o deputado Tadeu Veneri (PT), solicitou mais prazo para analisar a proposição, adiando a votação da matéria.
Os empreendimentos hidrelétricos serão construídos nas cidades de Palmeira, Cascavel, Honório Serpa, Clevelândia, Francisco Beltrão, Boa Ventura do São Roque, Pitanga, Santo Antônio do Sudoeste, Nova Tebas, Palmas, Tibagi, Rio Branco do Sul, Renascença, Toledo, Nova Aurora e Marechal Cândido Rondon.