Foi durante um jogo do Coritiba, em 1971, em Curitiba, pelo Campeonato Brasileiro, que nasceu o bordão “É disso que o povo gosta”, título do livro que o jornalista e acadêmico Carneiro Neto lança nesta terça-feira (29), às 18 horas, nas Livrarias Curitiba do Park Shopping Barigui.
Carneiro narrou a partida pela Rádio Clube Paranaense. E conta que o gol do Coritiba demorou a sair. “O jogo estava difícil, complicado, mas finalmente o gol aconteceu. Narrei o gol e, vendo a intensa vibração da torcida, soltei o ‘É disso que o povo gosta’. Muita gente gostou e me incentivou a continuar com o bordão. Pegou. E o usei durante anos, até virar comentarista”.
É o sétimo livro de Carneiro Neto. A obra traz fatos marcantes da carreira do autor, curiosidades sobre os diversos times de futebol que acompanhou em mais de 50 anos de profissão, bastidores do jornalismo e muito mais. O livro reúne 70 artigos publicados pelo jornal Gazeta do Povo ao longo de 35 anos, além de relatos e observações sobre viagens pelo Brasil e pelo mundo, e depoimentos de jornalistas, advogados e de desportistas sobre o jornalista. Durante o lançamento haverá bate-papo e a tradicional sessão de autógrafos. Com 330 páginas, o livro custa R$ 49,90.
Carneiro Neto, jornalista e comentarista da Rádio CBN, atuou em diversos jornais, emissoras de rádio e TV. É colunista esportivo do jornal Gazeta do Povo desde 1984 e foi eleito em julho de 2016 para a cadeira número 40 da Academia Paranaense de Letras.