Candidato Silvestri prega enxugamento da máquina

Pré-candidato ao governo do Paraná pelo PPS, o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, leva vantagem sobre alguns dos postulantes ao Palácio Iguaçu em 2018: a clareza com que expõe suas ideias. Não é necessário concordar com elas, mas, pelo menos, as pessoas entendem o que ele quer transmitir aos eleitores. Foi o que demonstrou até agora há pouco durante a entrevista que concedeu aos repórteres Rogério Galindo e Euclides Lucas no site da Gazeta do Povo.

Tocou em pelo menos dois pontos que, para quem se preocupa com o desenvolvimento do Paraná e em garantir o seu futuro, são importantes: a urgente necessidade de racionalização e enxugamento da máquina pública para evitar desequilíbrios fiscais e a frequente necessidade de aumentar e impostos; e defendeu a construção da nova ferrovia Mato Grosso do Sul-Paranaguá, com aproveitamento do curto trecho da estatal Ferroeste que liga Guarapuava a Cascavel.

Silvestri aposta nas Parcerias Público Privadas (PPPs) para como forma de enxugar a máquina e  tirar do estado o peso de gastos excessivos transferindo para a iniciativa privada responsabilidades que ela pode cumprir com muito mais eficiência do que o governo.

Citou, como exemplo, a questão prisional: construção de presídios e administração da “hospedagem” e alimentação de presos são funções que, por meio de contratos de PPP, empresas privadas podem se desincumbir melhor e de forma mais barata do que o estado. Com isso, assegurou, será mais rápida a solução que hoje angustia a segurança pública: cadeias superlotadas e unidades prisionais que não saem do papel.

Silvestri criticou a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) por não ter tomado providências para que a concessionária Rumo (que explora a ferrovia Central do Paraná, de Maringá a Paranaguá) permita a integração da Ferroeste com a Central. “A Ferroeste se tornou o maior mico do Paraná”, assegurou. O candidato, porém, esqueceu de responsabilizar o governo do Paraná, que também não moveu esforços administrativos e políticos para viabilizar a integração mediante a modernização do ramal Guarapuava-Engenheiro Bley.

Nas pesquisas eleitorais realizadas no ano passado, Cesar Silvestri Filho chegou a figurar com 3% das preferências no estado.

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