Candidato do PV lança livro sobre a história de Curitiba

COMPARTILHE:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Como Coré-etuba se transformou em Curitiba? Quem eram os habitantes nativos da região? Quem foram os imigrantes que se estabeleceram na cidade? Quais os principais acontecimentos históricos, do Brasil e do mundo, que influenciaram seu desenvolvimento?

Essas e outras perguntas serão respondidas pelo historiador, professor e candidato do Partido Verde a prefeito de Curitiba Professor MocellCandidato do PV lança livro sobre a história de Curitibain no livro História Concisa de Curitiba, da Editora Remo, que será lançado de forma virtual nesta quarta-feira n(21), às 19h30.

A obra, de modo conciso, mas sem ser simplista, mergulha o leitor nos mais de 300 anos de existência de Curitiba, considerada um centro urbano exemplars ob vários aspectos. Desfazendo mitos e derrubando clichês, o autor resgata o passado esquecido e aborda aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais e cotidianos que moldaram a metrópole.

Muito além do registro cronológico, História Concisa de Curitiba é uma historia dinâmica, que contempla diversos atores sociais, inclusive movimentos e grupos sociais geralmente excluídos da história tradicional.

Resultado de anos de estudo e de uma ampla pesquisa sobre os diversos acontecimentos que marcaram a trajetória da cidade, o livro é, a um só tempo, ponto de partida para os iniciantes no conhecimento da metrópole um resumo para os que já são familiarizados com sua história.

O autor vai promover um bate papo ao vivo no instagram @professormocellin A conversa será conduzida pelo professor de história e filosofia Daniel Medeiros, amigo pessoal do autor. Será uma conversa entre amigos, recheada de histórias e curiosidades sobre a cidade.

Sobre o autor – Nascido em Colombo, Renato Mocellin é um educador com 40 anos de sala de aula e autor de mais de 50 livros, muitos deles adotados pelo Plano Nacional do Livro Didático, do Ministério da Educação. É formado em Direito, História e Estudos Sociais pela UFPR e mestre em educação pela mesma instituição. É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e tem dedicado sua produção literária a temas da história regional e local. É professor de história do Grupo Positivo desde 1980. Iniciou seu envolvimento com a política ainda na universidade. Em 2018, filiou-se ao Partido Verde e concorreu ao cargo de deputado federal, conquistando mais de 20 mil votos em todas as regiões do Paraná. Casado com Viviane Carvalho Mocellin.

 

1 comentário em “Candidato do PV lança livro sobre a história de Curitiba”

Deixe uma resposta