A campanha de Roberto Requião, candidato a governador do Paraná, e Luiz Inácio Lula da Silva, candidato a presidente da República, passou a receber doações através da internet. Para contribuir com a campanha de Requião e Lula, basta acessar o endereço https://www.mechamaquevou.com.br/contribua
“É hora de reconstruir o Paraná e precisamos da sua ajuda. A nossa campanha é feita por pessoas, e não por grandes empresários”, explica o site oficial da Federação Brasil da Esperança no Paraná (PT-PV-PCdoB). “A sua contribuição é essencial para construirmos, juntos, um Paraná mais justo, fraterno e igual para todos.” As doações estão limitadas em até 10% dos rendimentos anuais. Pessoas jurídicas não podem doar. Quem exerce atividade comercial decorrente de permissão pública, como taxistas, por exemplo, também não. A doação deve ser feita por PIX (utilizando o CPF como chave), TED ou DOC.
Perguntas e respostas sobre doações de campanha:
COMO FUNCIONA O DINHEIRO NAS CAMPANHAS ELEITORAIS?
Em 2015 o STF proibiu doação de empresas para campanhas. Hoje o financiamento é feito através do Fundo Eleitoral ou doações de pessoas físicas com o limite de 10% da renda bruta anual declarada à Receita Federal.
QUEM NÃO PODE DOAR?
É completamente vedada a doação de pessoa jurídica e licenciados (taxista e afins).
COMO CONTRIBUIR PELA INTERNET?
As doações são feitas on-line, através do formulário, onde fica registrado o CPF do doador para dar transparência a doação. As doações podem ser feitas somente via PIX.
QUAIS SÃO AS FORMAS DE PAGAMENTO?
As doações podem ser de qualquer valor através do PIX com o limite de 10% da renda bruta anual declarada à Receita Federal.
PARA ONDE VAI O DINHEIRO?
O dinheiro doado fica disponível para a campanha e só pode ser utilizado pela conta oficial do candidato. Todas as doações e despesas são divulgadas publicamente para consulta.