Caminhoneiro não paga pelo diesel. Então, por que a greve?

Um importante e nacionalmente respeitado consultor da área de logística, que prefere o anonimato, ligou para o Contraponto para manifestar sua estranheza com a greve dos caminhoneiros deflagrada como protesto pelo alto preço do óleo diesel.

“Péra aí!”, disse o consultor, para explicar sua estranheza: caminhoneiros não pagam pelo diesel, seja ele barato ou caro. O custo do combustível está embutido no frete, que é pago pelos donos das cargas. Quando o diesel sobe, o frete também sobe.

Na composição dos custos do transporte rodoviário de cargas, o diesel corresponde a aproximadamente 40%. Assim, quando há uma alta de hipotéticos 10% no preço do combustível, o frete sobe 4%. Isto é, quem paga pelo aumento do diesel não é o motorista autônomo dono do caminhão ou o empresário frotista, mas o dono da carga transportada.

Os fretes não são tabelados e são negociados entre as partes, e sobem (como sempre tem acontecido) de acordo com a variação dos diversos componentes do custo do transporte (inclusive tarifas de pedágio). seus preços sobem e descem conforme a demanda de cargas, ou melhor, de acordo com a lei irrevogável do capitalismo da oferta e procura.

O mais intrigante é que os grandes usuários do transporte de cargas, como cooperativas agrícolas para citar um exemplo, não manifestam apoio à greve dos caminhoneiros. Isto porque produto parado nas fazendas ou nos armazéns custa muito mais caro que a eventual elevação do preço do frete. Sem contar que há compromissos internacionais de entrega de mercadorias cujos prazos, se descumpridos, importam em multas pesadas.

Dito tudo isto, o mesmo consultor levanta a única hipótese que lhe vem à cabeça como motivo para a “greve”: tem política aí por trás!

15 COMENTÁRIOS

  1. O frete é cobrado antes da entrega e não depois eu acho, então no meio do caminho o diesel aumenta, e ai ele vai chegar ao destino e cobrar a mais? Fala sério.

  2. Afirmar que é um movimento político sem ter a certeza, é tão contrassenso quanto afirmar que esse movimento é simplesmente por razão do aumento do diesel. Devemos sempre raciocinar diante dos fatos expostos pela mídia, mas sempre acreditando na possível manipulação dos fatos.

  3. Belo consultor esse,queria muito que o Sr. estivesse certo. Meu amigo nós autônomos temos aumento de frete a cada dois anos e nem essa correção que o Sr. diz ser repassada aos embarcadores de carga é verdadeira ou alguém aqui acha que a cada carga embarcada o cliente vai querer pagar um valor maior se fosse assim os preços dos produtos teriam aumentos pelo menos semanais. Pensem se fosse assim repassando ao dono da mercadoria cada aumento de diesel que segundo o Sr. esta embutido no frete como ficaria os preços dos produtos com essa política de preços da Petrobras com aumentos diários no diesel?

  4. Se os caminhoneiros são tão unidos porque não combinam um frete mínimo de acordo com o preço do diesel+manutenção Se eu fosse caminhoneiro combinaria tudo com os outros colegas caminhoneiros via whats e se tivesse um que furasse o preço mínimo, pneu furado no posto, sei lá… tá difícil de engolir essa de que essa greve é bom p/ todos os brasileiros! Eu e todo o resto da população vamos pagar por mais um subsídio desse diesel! No Brasil, a regra é “quem não chora não mama…”

  5. Comentário que caberia fácil na boca da miriam leitão com certeza

    Mas que pelo galera que comentou acima não agradou. Mas também pudera. Falou legumes.. Por isso acho que nestas horas ganha-se dinheiro muito fácil em cima da burrice alheia.

    E se é este o nivel dos consultores nacionalmente respeitados, faço ideia dos medianamente respeitados ou os localmente respeitados.

  6. Uma grande imbecilidade o que foi escrito acima. Esqueceu o grande “consultor” da leis de mercado, mais precisamente da lei da oferta e da procura. Nem sempre o contratante do frete repassa o valor da alta do diesel ao valor do frete. Falar e postar o que foi dito acima é pura má fé. Eu já tive caminhão. Conheço muito bem o que estou falando. Quando eu tinha caminhão eu rodava 10 mil km por mês. Depois de um ano, os preços todos de pneus, diesel e salario dobraram e o faturamento continuava igual ao inicio do ano. Como aguentar???

    • Me desculpe, mas a mula aqui é vc. A lei da oferta e procura é bem clara. Se a porra do caminhoneiro autônomo ve que esta aumentando o valor do combustível, ele que aumente o valor do frete, Oras. Se a procura for maior que a oferta, vai ser pago a diferença, se não, aguente. Economia de mercado é assim, ou vai pra Cuba. Não gostou? Mude de emprego, vá estudar, fazer um curso, sei la., se vira. Não da pro PAI GOVERNO ficar cuidando de cada um, pelo amor né.

  7. O consultor esqueceu de mencionar que como diz Renato Russo , o general de dez estelas está sentado atrás da mesa….
    O principal problema é que eles não estao expostos, quem está na estrada é o trabalhador e é o sangue dele que temer não se importa derramar….
    O ministério dos transportes foi avisado pelas federações há 30 dias, mas não se moveu
    O governo do Paraná acertou em não apoiar a violência para tirar os motoristas da estrada. Acertada decisão. O movimento no Paraná está muito consciente e pacífico. O exército se mantendo calmo vai resultar numa situação calma e pacífica. A governadora acertando na gestão da crise.

  8. Nem precisa ser consultor pra falar isso até o mais inocente dos humanos sabe que tem política por traz, cada um usa as armas que tem, pra derrubar o PT bastou a Globo agora como não tem interesse da Globo usam-se outras armas!!!!

  9. Informação relevante, se incontestável cabe parabenizar o Contraponto por esse verdadeiro furo jornalístico ! O Brazuca é o país do samba do criolo doido …

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