Incentivados pelo discurso do presidente Jair Bolsonaro favorável ao fim das medidas de confinamento, começam a crescer movimentos públicos pedindo a reabertura do comércio e serviços – restritos em quase todos os estados e municípios por atos de governadores e prefeitos.
Na noite desta quinta-feira (26), uma carreata e buzinaço tomou conta das ruas no Balneário Camboriú (SC). Das janelas e na rua, moradores gritavam o refrão “Bolsonaro tem razão!” e aplaudiam a posição do presidente segundo a qual a paralisação da atividade econômica será mais danosa para o país do que a pandemia do covid-19.
Idêntica manifestação aconteceu em Maringá no mesmo dia (veja AQUI).
A Associação Comercial do Paraná manteve contato esta semana com o governador Ratinho Jr. tentando convencê-lo a rever as medidas restritivas que ele decretou, a exemplo de outros estados. Os empresários pediram a reabertura do comércio a partir do dia 2 de abril. A ACP não conseguiu resposta favorável do governador, que prefere seguir as recomendações do ministério da Saúde e de organismos internacional que asseguram a necessidade de isolamento social para conter a velocidade do contágio pelo coronavírus.