Câmara de Curitiba lança livro com os vereadores eleitos de 1947 a 2020

COMPARTILHE:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Câmara de Curitiba lança livro com os vereadores eleitos de 1947 a 2020A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) lançou, nesta quarta-feira (16), a obra Legislaturas Municipais de 1947 a 2020, da analista legislativo Luciane de Fatima Pereira, servidora de carreira da instituição. O material, que resgata a história daqueles que ajudaram a construir a cidade como ela é hoje, já está disponível para consulta no site da CMC, na seção Nossa Memória..

O livro, em formato e-book, lista de maneira detalhada todos aqueles que integraram a CMC desde 1947, período que marcou a redemocratização do país e a reabertura da Câmara de Curitiba de maneira definitiva, e a partir de quando começou-se a contar as legislaturas. Para se ter uma ideia, a primeira legislatura, com 20 parlamentares, foi de 19/12/1947 a 18/12/1951, e teve a participação de Maria Olympia Carneiro, a primeira vereadora da capital.

Segundo Luciane, a pesquisa inicialmente foi feita nos livros atas da Câmara e nas fichas funcionais dos vereadores. “No entanto, algumas informações estavam faltando ou incompletas e, assim, a busca foi ampliada para os termos de posse, bem como jornais, periódicos e livros”.

Além de detalhar os nomes de quem foi eleito, o material revela o partido, a votação e as Mesas Diretoras de cada legislatura. Há, ainda, informações sobre os locais que abrigaram a Câmara ao longo dos anos – especialmente o Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal desde 1963 – e a listagem com os prefeitos de Curitiba no período.

Luciane acredita que o estudo contribui para a história política do Paraná e de Curitiba, para o conhecimento da história da Câmara e deve facilitar as pesquisas de estudantes de várias áreas de conhecimento. A autora acrescenta que por meio da leitura das atas da Câmara é possível ver o crescimento da cidade e como o trabalho dos vereadores contribuiu com o progresso da capital.

“A Câmara intervinha muito no passado, inclusive em questões administrativas. A pesquisa mostra as dificuldades por não haver frigoríficos na época, e como a cidade lidava com isso, discussões sobre a saída dos bondes e a entrada dos ônibus, o sistema funerário da cidade, o transporte etc”.

A autora –  Luciane de Fatima Pereira ingressou na Câmara de Curitiba em 1984, portanto soma 36 anos de carreira pública. Formada em engenharia civil, exerce o cargo de analista legislativo e atua há 21 anos na Diretoria de Cerimonial.

“Tenho uma história aqui dentro e vejo esse livro como um  legado que deixo como servidora pública. É uma satisfação pessoal e profissional, pois tive a oportunidade de conhecer um pouco mais da história da Câmara. Agradeço o apoio da administração da Casa, e a colaboração dos servidores das diretorias de Cerimonial, Comunicação Social e Divisão de Arquivo e Documentação Histórica”.

 

1 comentário em “Câmara de Curitiba lança livro com os vereadores eleitos de 1947 a 2020”

Deixe uma resposta