A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) prestou uma homenagem póstuma ao ex-vereador, ex-vice-prefeito de Curitiba e ex-deputado estadual Algaci Tulio, falecido em janeiro vítima da covid-19. A trajetória do paranaense foi lembrada em vídeo produzido pela Diretoria de Comunicação da Casa, exibido em plenário durante a sessão de abertura dos trabalhos da 18ª Legislatura, realizada nesta segunda-feira (1º).
“Esta breve homenagem deixa registrado este nosso sentimento pelo passamento do Algaci Tulio. Ele era um amigo. Era voluntário do Pequeno Cotolengo, voluntário da Festa do Divino [Espírito Santo] de Guaratuba, cantava o bingo da Igreja da Ordem. Sempre assistia aos jogos do Paraná Clube, era um torcedor assim como eu”, disse o presidente do Legislativo, Tico Kuzma (Pros), que foi colega do ex-vereador na 15ª Legislatura (2009/2012).
“Quero, em nome do Legislativo, externar os nossos sentimentos a todas as pessoas que, infelizmente, perderam familiares e amigos vítimas desta terrível doença, que é a covid-19. Queremos lembrar também Jairo Marcelino, externando nossos sentimentos novamente à família”, complementou Tico Kuzma, ao relembrar o falecimento do vereador, ocorrido em 20 de outubro de 2020, também em decorrência de complicações do novo coronavírus.
Algaci Tulio- Natural de Rio Branco do Sul (PR), Algaci Osmário Tulio faleceu no dia 13 de janeiro, aos 80 anos de idade, por complicações decorrentes da covid-19. Jornalista e radialista, iniciou sua carreira em 1954 como repórter e narrador esportivo. Passou por diversos veículos de comunicação, como Rádio Marumby, TV Iguaçu, Diário do Paraná, Rádio Colombo e Tribuna do Paraná. Em 1974 fez a primeira transmissão ao vivo na história do país de um julgamento no Tribunal do Júri do Paraná.
Começou a vida pública na CMC, em 1983, eleito para seu primeiro mandato como vereador de Curitiba (9ª Legislatura – 1983/1988) – naquela eleição, de 1982, ele foi o candidato mais votado. Décadas depois, em 2008, foi eleito para seu segundo mandato na Casa (15ª Legislatura – 2009/2012). Na CMC, foi autor de 23 leis municipais, tendo apoiado a criação do capítulo sobre a Defesa dos Direitos Humanos na Lei Orgânica de Curitiba.
Além de vereador, ele foi vice-prefeito de Curitiba duas vezes, na gestão de Jaime Lerner (1988/1992) e na gestão de Cássio Taniguchi (1997/2000) – chegando a assumir a Prefeitura de Curitiba interinamente por 29 vezes. Algaci Tulio também foi eleito deputado estadual em 1986, 1990, 1994 e 1998. Foi deputado constituinte, tendo a maioria das emendas aprovadas para a elaboração da nova Constituição do Paraná, em 1989.
Em âmbito estadual coordenou o Procon-PR e foi secretário estadual da Copa, nos governos Requião e Orlando Pessuti. Durante esse tempo, ele conciliou uma trajetória profissional de radialista e repórter, policial e esportivo, com a atuação política. Ele atuou contra a privatização da Copel, a favor do Porto de Paranaguá, criou a lei da Central de Transplantes do Paraná e trabalhou pela desativação da Penitenciária do Ahú.
Em 2012, Algaci Tulio após seu último mandato como vereador, decidiu se aposentar, deixando a vida pública. Ele deixou esposa, Raquel Tulio, funcionária aposentada da CMC, 7 filhos e 9 netos.