Câmara aprova sugestão para instalar tecnologia de segurança nos pontos de ônibus de Curitiba

Foi aprovada na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) a sugestão do vereador Dalton Borba (PDT) para instalação de tecnologia digital de segurança nos pontos de ônibus do município. O vereador destaca que a proposta de sugestão ao executivo busca dar mais segurança, principalmente às mulheres, durante o período noturno, enquanto aguardam nos pontos de ônibus que apresentam maior risco aos cidadãos.

“O nosso objetivo é que o município inicie estudos de viabilidade para implementação de tecnologia digital semelhante ao‘guarded bus stop’, implantada por uma ação publicitária em alguns pontos de São Paulo. Essa tecnologia de segurança digital seria instalada nos pontos de ônibus da cidade mais perigosos para os passageiros durante a noite, principalmente às mulheres que estão sozinhas, aguardando a chegada do coletivo e vulneráveis nesses locais. Em muitos bairros não há grande movimento e circulação de pessoas à noite, e elas têm que aguardar o transporte em lugares ermos e inóspitos”, explica Borba.

Inovação

A iniciativa “GuardedBus Stop” venceu o Leão de Ouro, na premiação Cannes 2023, categoria Mídia, e visa tornar inteligentes os pontos de ônibus onde o dispositivo for instalado. O sistema identifica as paradas de ônibus onde as mulheres se sentem mais vulneráveis,quando sozinhas à noite. Os totens instalados nos pontos têm câmeras acopladas, microfones e um atendente, para interagir e fazer companhia até o ônibus chegar, diminuindo assim a sensação de medo e de insegurança.O projeto tem um sensor que detecta quando uma pessoa está sozinha no ponto. A pessoa toca a tela para iniciar uma chamada de vídeo com uma profissional da empresa, que fica conversando com ela até o ônibus chegar.

“Curitiba é referência e destaque nas temáticas e soluções no conceito das‘cidades inteligentes’, e este sistema vem para tornar o transporte coletivo mais inteligente e seguro, principalmente para as mulheres que utilizam o transporte público no município. Essa iniciativa reafirmaria Curitiba como vanguardista entre as cidades inteligentes do Brasil”, afirma Borba.

O Departamento de Apoio Procedimental (DAP) da Câmara Municipal encaminhou a sugestão à Prefeitura, para que o Executivo analise a sugestão e avalie a possibilidade de implementar essa tecnologia de segurança no transporte coletivo da capital. A sugestão não é impositiva e, agora, cabe àPrefeitura analisar a sugestão e decidir sobre a conveniência de levar esta solução à população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui