O Ministério da Saúde divulgou neste sábado (21), que o Brasil já contabiliza 18 mortes pelo novo coronavírus no País. Ao todo, o Brasil tem 1.128 casos confirmados da doença. O governo afirma que, a partir de agora, não serão mais apresentados os casos suspeitos dado que já há transmissão local no País. Ainda de acordo com a pasta, a taxa de letalidade da doença é de 1,6%. São Paulo concentra o maior número de óbitos, 15, e de casos suspeitos, 459; o Paraná é o 6.º em número de casos, mas nenhum óbito.
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, afirmou que o Ministério da Defesa deve atender às solicitações de reforço para montar hospitais de campanha e outros espaços voltados ao atendimento de pacientes.
Gabbardo afirmou também que a produção dos remédios hidroxicloroquina e azitromicina pelas Forças Armadas, como anunciou mais cedo o presidente Jair Bolsonaro, já é feita no Brasil, tanto no laboratório das Forças Armadas quanto em instituições como a Fiocruz.
Ele afirma que o presidente autorizou a ampliação de produção dos medicamentos para disponibilização a pacientes graves do coronavírus, reforçando que esse tipo de tratamento ainda é feito de forma experimental e a nova leva disponibilizada será para reforçar os testes.
Segundo levantamento do Ministério da Saúde, dos 27 estados, o Paraná é o sexto com maior incidência de pacientes confirmados com coronavírus. São 43 os paranaenses testados positivos, abaixo apenas dos de São Paulo (459) Rio de Janeiro (119), Ceará (68) Rio Grande do Sul (60) e Santa Catarina (51).
Veja a lista completa:
- Acre: 9
- Alagoas: 7
- Amapá: 1
- Amazonas: 11
- Bahia: 41
- Ceará: 68
- Espírito Santo: 26
- Goiás: 20
- Maranhão: 1
- Mato Grosso do Sul: 16
- Mato Grosso: 2
- Minas Gerais: 38
- Pará: 2
- Paraíba: 1
- Paraná: 43
- Pernambuco: 30
- Piauí: 4
- Rio de Janeiro: 119 (3 óbitos)
- Rio Grande do Norte: 6
- Rio Grande do Sul: 60
- Rondônia: 1
- Roraima: nenhum caso
- Santa Catarina: 51
- São Paulo: 459 (15 óbitos)
- Sergipe: 10
- Tocantins: 2