Brasil atinge marca de 600 mil mortes por covid-19

O Brasil atingiu nesta sexta-feira(80) a marca de 600 mil mortes por covid-19, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa com dados das secretarias de Saúde. Ao todo, foram contabilizados 600.077 óbitos em decorrência da doença. Além disso, são 21.893.752 casos confirmados.

Até aqui, somente os Estados Unidos também registraram 600 mil mortes.

A primeira morte por covid no país foi registrada em 12 de março de 2020, em São Paulo. Menos de cinco meses depois, em 8 de agosto, o Brasil ultrapassou a marca de 100 mil óbitos pela doença.

O novo coronavírus se espalhou rapidamente pelo país. Sem um tratamento eficaz contra a Covid, com o atraso na aquisição de vacinas e um presidente que desdenhava das medidas de isolamento, os números passaram a crescer assustadoramente.

Em 7 de janeiro deste ano, a marca de 200 mil mortes foi alcançada. Em 24 de março, o país ultrapassou 300 mil óbitos. A marca de 400 mil mortes foi atingida em 29 de abril. O país chegou a 500 mil mortes em 19 de junho.

Nesta sexta-feira (8), foi registrado um ato na Praia de Copacabana em homenagem às vítimas da Covid. A ONG Rio de Paz estendeu 600 lenços brancos em um varal.

O início da pandemia no Brasil foi anunciado, em 11 de março de 2020, pelo então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em uma reunião no Congresso. Na ocasião, ele falou em “guerra” contra o novo coronavírus. Diante de ministros e lideranças partidárias, Mandetta mudou o tom que estava adotando até então e disse que a situação era muito séria.

“Não será um passeio no parque. Vai separar homem de menino, vai ser enfrentamento. Nós vamos ter que estar muito próximos, muito unidos”, afirmou. (De O Antagonista).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui