Numa entrevista coletiva à imprensa nesta quinta-feira (1.°) para averiguar o desmatamento apontado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o presidente Jair Bolsonaro não descartou mudanças na diretoria do órgão. “Se quebrou a confiança será demitido sumariamente, se não tiver mandato”, disse Bolsonaro, sem citar o diretor do Inpe, Ricardo Galvão.
“Lamentavelmente alguns tem mandato. Mas quem passou essa informação equivocada (sobre desmatamento) tem que ser punido”. O Instituto é responsável por monitorar e divulgar dados como os de desmatamento, e tem sido alvo de críticas do presidente por apontar aumento na região da Amazônia.
O presidente também cogitou, durante a entrevista, a possibilidade de haver “má-fé” por parte de funcionários do Inpe na divulgação de números considerados errados sobre o desmate. “Eu não quero afirmar, mas uma notícia como essa, que não condiz com a verdade, tem um estrago muito grande à imagem do Brasil. Parece que tem gente interessada nisso, e que não é a imprensa, porque o dado saiu lá de dentro [Inpe], de órgão nosso. Essa que é a preocupação grande que nós temos. Eu acho até que, aprofundando os estudos, [devemos] ver se por acaso essas pessoas divulgaram de má-fé.”

O título está errado.
O presidente Bolsonaro e o ministro Ricardo do meio ambiente, explicaram que o INPE não tem função de informar dados, e o atual presidente divulgou dados errados de junho 2018, acumulando a julho de 2019.
Prejudicando nosso país.
Só não entendeu quem não quer.