Em decreto publicado nesta quinta-feira (26) no Diário Oficial da União (DOU), o presidente Jair Bolsonaro trocou o chefe do Estado-Maior do Exército, os chefes dos Comandos Militares do Sul, do Sudeste e do Oeste e outros generais em postos importantes das Forças Armadas. No comando militar do Sul, que abrange o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o comandante general Geraldo Miotto foi para a reserva. Em seu lugar foi nomeado o general Valério Stumpf Trindade (na foto com os pais, em 2011).
É uma mudança que tradicionalmente ocorre em março. A chamada “dança das cadeiras” ocorre sempre que generais do Alto Comando atingem seu tempo no posto e vão para a reserva.
A principal troca é a do chefe do Estado-Maior do Exército. O cargo estava vago desde a ida de Braga Netto para a Casa Civil. No lugar dele fica o general Marcos Antonio Amaro dos Santos.
No comando militar do Sudeste, sai do comando o general Marcos Antonio Amaro dos Santos e entra o general Eduardo Fernandes.
O novo comandante militar do Oeste passa a ser o general Fernando José Soares e Silva. Sai o general Lourival Carvalho Silva, que se torna secretário de Economia e Finanças.
Aguardem …