O presidente Jair Bolsonaro deve demitir ainda nesta segunda-feira (6) o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em meio à crise do novo coronavírus, segundo acaba de informar o jornal O Globo. O ato oficial de exoneração de Mandetta está sendo preparado nesta tarde no Palácio do Planalto. A expectativa é que a decisão seja publicada em edição extra do Diário Oficial da União após reunião do presidente com todos os ministros, entre eles Mandetta, convocada para as 17 horas. A informação sobre a exoneração de Mandetta foi confirmada ao Globo por dois auxiliares do presidente da República.
O diagnóstico entre auxiliares do presidente é que a permanência de Mandetta no cargo se tornou insustentável após uma série de críticas do presidente à sua atuação no enfrentamento à Covid-19. Ele foi acusado por Bolsonaro de falta de humildade, em entrevista na última quinta-feira, e contrariou o presidente ao defender o isolamento e o distanciamento social para combater a disseminação da Covid-19.
No domingo, Bolsonaro havia dito, sem citar nomes, que “algumas pessoas” do seu governo “de repente viraram estrelas e falam pelos cotovelos” e que ele não teria medo nem “pavor” de usar a caneta contra eles.
Vamos ver então se a caneta vai virar arminha.
E contra o povo certamente.
Se fosse pro meu , o seu, o nosso bem, jamais passaria pela cabeça do Recruta Zero , familia e parceiros.
Claro que isso não importa ja que o virus , segundo ele, e curável e tem passaporte chines, o que torna mais fácil a identificação.
Uma coisa que Jesus ensinou há uns tempos atrás: diz-me com quem andas e te direi quem és