O presidente Jair Bolsonaro encerrou seu ciclo de visitas ao Paraná, no ano de 2020, nessa terça-feira (1º), na cidade de Foz do Iguaçu. Em sua quarta visita à cidade desde o início do mandato, Bolsonaro, acompanhado do presidente do Paraguai, Mario Abdo Benitez (Marito), visitou as obras da Ponte da Integração, projeto financiado pela Itaipu Binacional. As obras estão com mais de 40% concluídas.
O bom relacionamento entre os dois países foi destacado por Bolsonaro. “Nosso excelente relacionamento só pode produzir frutos como esse. É um orgulho para nós estarmos participando dessa obra de integração entre Brasil e Paraguai. Quando algo é feito para o Paraguai, também é feito para o Brasil, porque queremos vizinhos fortes, que possam cada vez mais somar conosco”, reforçando o compromisso das nações com a os valores da democracia e liberdade.
Esta foi quarta visita de Bolsonaro à fronteira e a sexta ao Paraná durante o exercício de seu mandato. A primeira viagem a Foz foi em fevereiro de 2019, para a posse do general Joaquim Silva e Luna como diretor-geral brasileiro da Itaipu; a segunda, em maio do mesmo ano, para o lançamento da pedra fundamental da Ponte da Integração; e em agosto de 2020, para o lançamento da pedra fundamental da duplicação da Rodovia das Cataratas.
Este foi o terceiro encontro entre Bolsonaro e Marito em Foz do Iguaçu – os outros dois foram na posse do general, na Itaipu, e no lançamento da pedra fundamental da Ponte, em 2019.
A Ponte – Com mais de 40% das obras concluídas, a Ponte da Integração Brasil – Paraguai, no Rio Paraná, é uma obra do governo federal, com gestão do governo do Paraná (por meio do Departamento de Estradas de Rodagem – DER) e recursos da Itaipu Binacional. Do tipo estaiada, a ponte terá 760 metros de comprimento, com vão-livre de 470 metros – o maior da América Latina -, e 40 metros de largura. O investimento total é de aproximadamente R$ 463 milhões. A obra deve ficar pronta em maio de 2022.