O presidente Jair Bolsonaro publicou nesta terça-feira (24), no Twitter, um texto em que afirma ser bom para os caminhoneiros a aprovação do projeto da chamada BR do Mar, de autoria do ministro da Infraestrutura ,Tarcísio Freitas, para abrir o setor de navegação de cabotagem.
Líderes dos caminhoneiros acreditam que a BR do Mar reduzirá o transporte de carga rodoviário a longa distância. Wallace Landim, o Chorão, chegou a enviar uma carta a deputados e ao ex-presidente Michel Temer para pedir a retirada de urgência da proposta, para ter mais tempo para discutir o texto.
“Os reflexos da BR do Mar aumentam os fluxos de curta distância, em que o caminhoneiro ganha mais por km rodado, desgasta menos o equipamento e, portanto, tem maior receita. Ampliar a cabotagem é, naturalmente, ampliar a experiência multimodal no Brasil”, escreveu Bolsonaro.
E acrescentou: “Barco não para na porta da indústria ou fazenda. Se contêineres embarcarão em um navio, precisam chegar e deixar o porto. O BR do Mar quer abrir o mercado de cabotagem no país para explorar o grande potencial da costa e de rios do Brasil. E é importante para toda a logística.” (De O Antagonista).