Parece que a ministra Damares Alves fez escola com afirmações risíveis. Nesta sexta-feira (9), a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse a uma comissão do Senado Federal que “o boi é o bombeiro do Pantanal” e que, com mais gado na região, as queimadas seriam menores. A ministra disse entender que o fato de o boi comer capim seco, material inflamável, ajuda a prevenir o alastramento do fogo.
Ela explicou por videoconferência na Comissão do Pantanal: “O boi é o bombeiro do Pantanal, porque é ele que come aquela massa do capim, seja ele o capim nativo ou o capim plantado, que foi feita a troca, é ele que come essa massa para não deixar como este ano nós tivemos. Com a seca, a água do subsolo também baixou os níveis. Essa massa virou um material altamente combustível”.
Em nota, o Greenpeace disse que o argumento da ministra foi “equivocado” e que o que provocou os incêndios no Pantanal foi o desmonte do governo na gestão ambiental.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as queimadas no Pantanal consumiram 14% da área do bioma somente em setembro deste ano.
Ela deve ter sido colega de algum curso com a Dilma.
Sugestão à ministra: taca fogo em tudo, deixa o solo completamente nú, que nunca mais pega fogo, a exemplo do Saara. Alguém já soube de queimadas por lá? Então…