BNDES vai financiar estudo do VLT entre Curitiba e o Aeroporto Afonso Pena

O prefeito em exercício, Eduardo Pimentel (PSD), assinou nesta quinta-feira (25), na sede do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippcu), contrato com o BNDES para elaboração de estudo para concessão e instalação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entre Curitiba e o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolita de Curitiba (RMC).

A perspectiva de investimento na obra será de R$ 2,5 bilhões com dois anos de execução após o lançamento oficial da concessão, prevista para julho de 2025. Segundo confirmou Eduardo Pimentel, os estudos técnicos da viabilidade do projeto se iniciam em março e seguem até maio de 2025.

Percurso extenso

Caso aprovado o projeto de concessão, serão 22,8 km de percurso de VLT em operação entre os dois municípios para atender uma capacidade diária de até 160 mil passageiros do transporte metropolitano.

O trajeto deve contemplar 27 paradas, sendo quatro em terminais de integração: Hauer, Carmo, Boqueirão e Terminal Central (São José dos Pinhais). Os terminais deverão receber reformas também, segundo a proposta. O percurso passará ainda por 23 estações de embarque e desembarque entre as duas cidades.

A maior parte do trajeto será em superfície.  Apenas o trecho entre o Terminal Central e o Aeroporto Afonso Pena (3,2 km) poderá ser elevada. Há também possibilidade da implantação do transporte em parte subterrânea no Centro Cívico, em virtude do nível de tráfego da região e também quanto ao impacto causado à paisagem urbana.

Nesta primeira etapa, o recurso de R$ 12,5 milhões disponibilizado para contratação e constituição do estudo de viabilidade técnica e econômica será totalmente absorvido para o futuro possível concessionário da nova linha de transporte, sem custos aos municípios (Curitiba e São José dos Pinhais) ou para o Governo do Estado.

Estrutura exclusiva

A nova linha VLT deve utilizar a estrutura das canaletas exclusivas com 10,6 km de extensão na Avenida Marechal Floriano Peixoto, entre a Praça Carlos Gomes no centro Curitiba e o Terminal Boqueirão, onde opera atualmente um eixo de BRT, que será descontinuado.

O projeto estabelece ainda uma ampliação do trajeto atual do BRT Boqueirão, ao norte, entre a Praça Carlos Gomes e o Centro Cívico, e ao sul, do Terminal Boqueirão até o Aeroporto Internacional Afonso Pena, passando pelo Terminal Central do município de São José dos Pinhais. Com estes prolongamentos a linha deverá ter 19,6 km de extensão.

Outra parte do trajeto será em superfície ou mesmo elevada, no trecho entre o Terminal Central e o Aeroporto Afonso Pena (3,2 km). O projeto deverá abrigar ainda ações complementares ao proporcionar a integração da nova linha com outros modos de deslocamento por meio de serviços auxiliares de mobilidade. (SMCS; foto José Fernando Ogura/SMCS)

 

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