Informa o jornal O Globo, do Rio de Janeiro, que uma intervenção artística realizada pela dupla de grafiteiros Gustavo e Otávio Pandolfo, chamada “Os Gêmos”, na fachada do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, não agradou o bisneto do célebre arquiteto. Paulo Sergio Niemeyer, o bisneto, escreveu numa rede social que “é com grande tristeza e revolta que vi o que esses dois fizeram na obra de meu avô Oscar Niemeyer. O que esses 2 fizeram além de mal (sic) gosto e horrível, degenera e agride aos olhos e a alma. Principalmente a alma de quem tem na beleza e nos valores pela arte clássica e moderna, como é a de Oscar Niemeyer, uma admiração de quem vê uma Monalisa, ou um Da Vinci”.
Paulo Sérgio Niemeyer também é arquiteto e membro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ).
Encomenda
Concluída na última quarta-feira (25), a pintura é uma encomenda da direção do próprio museu, que vai inaugurar a exposição “Osgêmeos: Segredos” no dia 17 de setembro, com obras da premiada dupla de grafiteiros formada pelos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo — ambos, aliás, já realizaram interferências parecidas em endereços ao redor do mundo, entre eles o Tate Modern, em Londres, e um castelo na Escócia. A intervenção é temporária, e após o término da mostra será removida da fachada.
Para Paulo Sérgio Niemeyer, que avalia medidas cabíveis contra a inscrição do desenho no edifício, a dupla de artistas não deveria ter topado a empreitada, por respeito ao patrimônio do arquiteto. “Oscar, meu avô, foi contratado inúmeras vezes e recusou deteriorar ou mexer em projeto de outros”, ele ressalta. (De O Globo).