Beto Richa: da cadeia para o palanque

(por Ruth Bolognese) – Há que se admirar a ousadia do ex-governador Beto Richa de sair da cadeia, acusado de corrupção e ir direto para o palanque eleitoral, mantendo a candidatura ao Senado. É uma decisão inédita, inimaginável nos tempos passados, os tempos do velho Zé Richa.

Mas Beto Richa ousa pelo tempo presente: num país onde um ex-presidente da República está na cadeia e boa porção do eleitorado deve continuar acreditando na inocência dele, e uma leva de políticos já passou pela experiência da caneca da grade, pedir voto na pós-prisão, não foge tanto assim do script eleitoral.

Quem se fixa nos detalhes, Beto Richa já mudou depois da prisão, local onde passou “dias de sofrimento”, como disse ao sair. Está usando óculos. A favor dele, também, estão as críticas do seu libertador, o ministro Gilmar Mendes, às atitudes do Ministério Público. O ministro do STF chamou a atenção para o fato de a prisão ter ocorrido em pleno processo eleitoral de uma investigação que vinha sendo feita desde 2014. O argumento é sustentável.

Mas Beto Richa já deu um passo complicado ao chamar pra briga o ex-amigo Toni Garcia. É contraproducente. O conselho, revestido de ironia, já foi contado nesse espaço, mas cabe como uma luva na situação do ex-governador. E sem qualquer comparação entre políticos e os suínos, mas sim ao modus operandi da contenda: “nunca brigue com um porco” diz o ditado . “O dois vão cair na lama. A diferença é que ele gosta”.

Um leve sopro de perseguição que, bem trabalhado e ampliado pelo processo eleitoral, pode manter o ex-governador no segundo lugar para o Senado.

5 COMENTÁRIOS

  1. Errada a manchete: da Cadeia para o Congresso .

    Depois do salvo conduto que o companheiro de partido que cumpre expediente no STF lhe deu, pode correr pro abraço.

    Vai ficar um pouco mais caro mas ta tudo dominadíssimo.

    Enquanto isso , no mesmo Paraná, o Lula não vai poder nem votar.

  2. Esse pulha não tem outro objetivo senão conseguir um foro privilegiado para contar com a leniência do Supremo. É pura tentativa de preservação de seu umbigo e de seus intestinos. Vergonha em cima de vergonha caso seja eleito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui