Numa coletiva improvisada na tarde desta terça-feira, o governador Beto Richa não confirmou – mas insinuou – que está a ponto de demitir o secretário da Segurança Pública, Wagner Mesquita. Richa disse não desconhecer a insatisfação das polícias Militar e Civil do Paraná com a gestão da segurança. Ao se mostrar revoltado com o fato de um jovem assassinado, esta semana, em Curitiba, ter ficado na rua sem que seu corpo fosse encaminhado ao IML por suposta falta de viaturas, Richa disse que exige explicações por parte do responsável pela secretaria da Segurança.
7 anos e a segurança pública continua a mesma coisa, não vejo viaturas fazendo rondas ostensivas nas ruas da capital, principalmente nos bairros, vejo a policia militar tendo que correr atrás do bandido depois que já matou, assaltou, estuprou…
Uma pena que um caso isolado seja motivo de esquecimento de tantos outros trabalhos grandiosos. O Secretário pode ser qquer outra coisa (não o conheço), menos incompetente. Os números estão aí, são claros. Beto Richa conseguiu diminuir muito os problemas da segurança pública com o Mesquita e é isso que o povo quer saber. É lamentável ver um governo de tantos avanços, andando em retrocesso nesse sentido, tirando ou colocando “indicados”, independente do resultado. O povo não suporta mais isso. Mesquita falhou nesse caso ou falhou quem deveria retirar o corpo do local? Pq como o próprio governador disse…tem carro, tem estrutura, tem funcionário, tem tudo. Se é para responsabilizar um chefe de uma pasta por um caso específico, vms responsabilizar todos. Secretário, felicidades em sua caminhada. Há males que vem para bens e o Francischini é prova disso! Meus sentimentos à família que perdeu o rapaz, mas tenham certeza, não é do Mesquita que eles não vão esquecer. Na minha opinião, a falha foi generalizada e nem sei se não foi arquitetada, pois alguém sabe dizer quantos casos como esse já aconteceram em Curitiba?
Afirmo e reafirmo a incapacidade desse delegado. Péssimo administrador. O que o Governador falou é que tem dinheiro e ele não comprou rabecões e contratou funcionários. Como não comprou coletes e gastou mal com viaturas. Uma completa besteira esse cara na sesp. Um repolho teria mais efeito à frente da pasta.
Então, Governador! Sua entrevista é praticamente uma declaração de demissão do incompetente Secretário. Tudo está mesmo muito bagunçado na segurança pública do Paraná. Apesar dos alegados recursos disponíveis. E o espetáculo tenebroso se revelou com o corpo na rua. Então, antes tarde do que nunca. Talvez haja tempo para que alguém decente e capaz dê um começo de rumo a essa área tão importante para todos nós, pobres e ricos, analfabetos e letrados. Seu governo está no ocaso, mas nunca é tarde para redenção e é obrigação do agente público corrigir seus atos em prol do bem comum.