Bar do Pasquale: morre mais uma tradição curitibana

Mais um ponto referencial de Curitiba vem abaixo nesta quarta-feira, 20 de março: operários da prefeitura derrubam a estrutura na qual durante décadas funcionou o bar Lá no Pasquale, dentro do Passeio Público. Espaço criado em 1958 pelo radialista João Pasquale, o espaço ganhou notoriedade nas décadas de 1960 e 70 como ponto de encontro de políticos, jornalistas e intelectuais curitibanos, que se reuniam em torno das cumbucas de feijoada servidas aos sábados pela manhã.

Inicialmente em instalações mais modestas, o bar foi renovado durante uma das gestões do prefeito Jaime Lerner. Seguindo tendência da época, a nova estrutura foi construída em forma circular com troncos de eucalipto. Desde a morte de seu fundador, nos anos 90, o estabelecimento passou por várias mãos, até cair em decadência em razão, sobretudo, pela falta de segurança no local – agravada pelo desmonte de um módulo da PM que funcionava dentro do Passeio.

A estrutura está sendo derrubada para, no lugar, segundo se informa, ser montado um novo parque com brinquedos infantis.

4 COMENTÁRIOS

    • Ó ilustre e sapiente Sr. Santos, poderia explicar como um estabelecimento particular estava operando em área pública? Estou pensando em instalar umas barraquinhas no meio do parque Barigui, se o Pasquale podia, eu e todos que desejarem também podem?

  1. Muita feijoada ali. Prefeito na mesa ao lado, sem medo de conversar com o “povão”. Espaço dos mais democráticos de Curitiba. E o prazer de dizer que a ameixa preta do pudim de coco tinha pesado no estômago.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui