A BandTV transferiu para dia 1.º de outubro a realização do primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Curitiba, inicialmente marcado para 17 de setembro. A mudança obedece às disposições do calendário eleitoral definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que só permite a realização de debates após o registro das candidaturas, cujo prazo final é 25 de setembro.
A emissora, que mantém a tradição de sempre realizar o primeiro debate na abertura das campanhas eleitorais, demorou em reconhecer a necessidade de adiamento. O novo calendário emitido em julho pelo TSE já previa o retardamento em 45 dias de todos os atos em razão da pandemia de coronavírus.
Nota divulgada pela BandTV nesta terça-feira (1.º) reforça o convite à participação de todos os candidatos, com exceção daqueles filiados a partidos que tenham representação inferior a cinco deputados na Câmara Federal. O debate será nos estúdios da televisão e transmitido ao vivo a partir das 22h45, com duas horas de duração. As regras ainda estão sendo acordadas entre a produção da tevê e representantes dos candidatos.
Dos 13 candidatos e pré-candidatos já definidos em Curitiba, cumprem este requisito o prefeito Rafael Greca (DEM), Ney Leprevost (PSD), Gustavo Fruet (PDT), Fernando Francischini (PSL), Paulo Opuszka (PT), João Arruda (MDB), Luciano Ducci (PSB), Luiz Goulart (Republicanos), Carol Arns (Podemos) e João Guilherme (Novo).