A ausência do governador Ratinho JUnior (PDS) e candidato à reeleição foi o ponto alto do debate eleitoral promovido na noite dessa terça-feira (27) pela RPC. Os três candidatos a governador do Paraná, que participaram do evento, passaram o programa inteiro criticando a ausência de Ratinho Junior. O debate, que durou 90 minutos, foi mediato pelo jornalista e apresentador Wilson Soler.
Participaram os candidatos Ricardo Gomyde (PDT), Roberto Requião (PT) e Professora Angela (Psol). Ao longo de quatro blocos, os postulantes ao Palácio Iguaçu falaram sobre temas como pedágio rodoviário, educação, geração de emprego,tecnologia e inovação, meio ambiente, infraestrutura e combate à fome. Gomyde e a Professora Angela destacaram a necessidade de realização de um segundo turno nas eleições para governador.
Nas considerações finais, Gomyde disse que a eleição está em aberto, pois “mais de 60% dos paranaenses ainda não escolheram seu candidato a governador”. Já a Professora Angela afirmou que seu programa de governo foi construído a muitas mãos, “foram pessoas e movimentos sociais, das universidades, trabalhadores e trabalhadoras que se empenharam em discutir, a fazer um diagnóstico preciso das necessidades do povo paranaense”. Por sua vez, Requião, que falou sobre suas realizações como governador em três gestões, disse achar que “a política, como diz o Papa Francisco, é a forma mais elevada de caridade, porque você abre mão do teu sucesso pessoal, da riqueza e mesmo do poder em função dos outros, trabalhando para os outros”.