Audiência pública debate importância do diagnóstico precoce em crianças com autismo

A Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista da Assembleia Legislativa do Paraná realizou uma audiência pública sobre a importância do diagnóstico e intervenção precoce do autismo. Com a presença de especialistas nas áreas da saúde e educação, além de diversas lideranças preocupadas com o tema, a audiência serviu para alertar as autoridades sobre a necessidade de intervenção logo que a doença é detectada, para que as crianças com transtornos, possam ter garantido um desenvolvimento adequado.

Atualmente no Brasil estima-se que pelo menos uma a cada 30 crianças, nasça com autismo. Os motivos ainda são desconhecidos, a criança, nos primeiros anos de vida, apresenta problemas de comunicação e interação com as outras pessoas, além de comportamentos repetitivos.

O jovem Guilherme Becker Lima, que é portador de autismo, emocionou todos os participantes da audiência, pedindo atenção não só das autoridades, mas de toda a população. “Queremos leis para que possamos nos encaixar no mundo que todos vivem. Não queremos ser limitados, apenas queremos um tratamento sem preconceito”.

A Defensoria Pública do Estado do Paraná também esteve presente na audiência, com o coordenador do Núcleo Especializado da Infância e Juventude, Fernando Redede.

Segundo ele é necessário contribuir para a construção de novas políticas públicas específicas. “Este tipo de debate é essencial para que possamos chegar a resultados verdadeiros. Hoje temos muita procura de pacientes que estão em busca de saúde integrada à escola, ao desenvolvimento, para vagas em escolas especiais como APAES e muitas outras. O que marca muito é que quando existe um protagonismo das famílias envolvidas, que cobram em conjunto, este serviço acaba sendo mais efetivo”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui