Assume o novo comandante-geral da Polícia Militar do Paraná

COMPARTILHE:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

O governador Ratinho Junior participou nesta sexta-feira (12) da cerimônia de posse do coronel Hudson Leôncio Teixeira como comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR). O ex-comandante, coronel Péricles de Matos, foi para a reserva remunerada da corporação. A cerimônia aconteceu na Academia Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

“É com muita satisfação que o Governo do Estado entrega o Comando-Geral da Polícia Militar do Paraná ao coronel Hudson”, disse Ratinho Junior. “Ele tem muita qualificação e competência para exercer essa função estratégica no campo da segurança pública paranaense. O coronel tem ampla experiência em logística, na área administrativa e também em gerenciamento de pessoas e vai nos ajudar muito nos próximos anos”.

O coronel Hudson Leôncio Teixeira nasceu em Curitiba, é casado e tem filhos. Ele entrou na corporação como soldado em 1992 e a primeira unidade a servir foi o 13º Batalhão. Depois trabalhou no 12º Batalhão, na Companhia de Polícia de Choque, na Força Samurai e foi comandante do 17º Batalhão, do 5º Batalhão e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE). Comandou, ainda, a Companhia de Eventos, o 1º Comando Regional da PM (1º CRPM) e foi chefe da Divisão de Operações de Segurança do Governo do Estado. A sua última tarefa foi como subcomandante-geral da PM.

Ao longo da carreira de cerca de 30 anos fez dezenas de cursos e capacitações voltadas à segurança pública, entre eles o Curso de Controle de Distúrbios Civis, Curso de Negociação com Reféns, Curso de Regate de Reféns de Alto Risco, Curso de Socorrista, entre outras capacitações. Também acumula medalhas e comendas de mérito.

O coronel Péricles de Matos, que deixou o comando-geral,  nasceu em Irati, foi aluno do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva e ingressou na Polícia Militar em 1986. Foi declarado Aspirante à Oficial em 1988, e estava exercendo a atividade de Comandante do 1º CRPM ao ser nomeado para o cargo de Comandante-Geral. Ele é graduado em Direito e possui um amplo currículo de cursos realizados, como Ações Táticas Especiais, Polícia Comunitária e Contraterrorismo, e como instrutor de Táticas para Confrontos Armados e Gerenciamento de Crises. Ele também acumula medalhas de mérito.

O coronel Péricles foi chefe da Subseção da 2ª Seção do Estado-Maior, trabalhou no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e comandou o 16º Batalhão de Polícia Militar, o Grupo Águia, o 6º Comando Regional da Polícia Militar e o 1º Comando Regional da Polícia Militar. Ele criou a Força Samurai, foi chefe da Agência Central de Inteligência, sub-comandante-geral da Polícia Militar e desde 2019 era Comandante-Geral. Agora, na reserva, será secretário de Defesa Social da Prefeitura de Curitiba. (AEN).

Deixe uma resposta