Associação dos Nativos da Ilha do Mel conhece e discute projeto de esgoto para a área das Encantadas

Em reunião promovida pela Associação dos Nativos da Ilha do Mel e Comunidades Tradicionais (Anime), a Paranaguá Saneamento S/A (Iguá) apresentou nessa quarta-feira (21) o projeto de esgoto a ser implantado em Encantadas, na ilha.

Durante a reunião, o superintendente de Relações Institucionais do Governo do Paraná Renato Adur, ressaltou a importância do projeto e parabenizou o presidente da Anime, Aguinaldo dos Santos, pelo trabalho voluntário em prol de todos os moradores da ilha. Ele mencionou ainda a determinação do governador Ratinho Junior de ouvir os moradores e garantir a realização do projeto.

Após três horas de debate, ficou acordado que a comunidade irá discutir internamente o projeto para, em seguida, chegar a uma decisão, já a empresa dará sequência às etapas necessárias para a implantação do saneamento básico.

O presidente da Anime destacou que a participação da comunidade na discussão do projeto é fundamental para garantir que as necessidades locais sejam atendidas. Destacou ainda a urgência do projeto, e ressaltou que

presença de autoridades do governo estadual, como a do assessor especial do governador e equipe, demonstra o comprometimento com a implantação do saneamento básico na Ilha do Mel.

Presenças

A Paranaguá Saneamento estava representada pelo diretor-geral Wagner e toda equipe técnica. A reunião contou com o suporte do Instituto Água e Terras (IAT), Amilcar e Nelsinho da Sedest; e a presença de Altamir do Escritório Regional de Paranaguá;  da equipe da Casa Civil do Governo do Estado, liderada por Renato Adur, superintendente de Relações Institucionais, além do diretor Luiz Budal e assessoras Izabela e Stephani; do presidente do Conselho Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná, Gustavo Mussi; da diretora de Igualdade Racial da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e da Pessoa Idosa, Clemida Santiago Neto;  do secretário do Meio Ambiente de Paranaguá e diretor da Cagepar, Ricardo; da presidente da Federação do Terceiro Setor do Estado do Paraná (Fetespar), Maria Cirleide da Silva, que tem dado suporte e orientações jurídica aos moradores da comunidade nativa e em geral.

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui