Associação de Municípios escolhe novo presidente

O prefeito de Pérola, Darlan Scalco, foi eleito nesta terça-feira (23) o novo presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), em votação realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) que se tornou um ato público em defesa do municipalismo. Scalco foi aclamado presidente encabeçando chapa única e ocupará o lugar de Frank Ariel Schiavini, prefeito de Coronel Vivida.

A cerimônia da eleição foi conduzida pelo deputado e ex-prefeito de Assis Chateaubriand Marcel Micheletto (PR), que já foi presidente da AMP e representou o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB). Falando para mais de 200 lideranças, entre prefeitos, deputados e vereadores que lotaram o Plenarinho da Assembleia para prestigiar o evento, Micheletto disse que a atual partilha dos recursos nacionais privilegia o governo federal em prejuízo dos municípios.

Já eleito, Scalco agradeceu a Schiavini e enfatizou que sua eleição traduz o “momento de unidade” vivido pela Associação dos Municípios, propício, segundo ele, às ações em favor do municipalismo. Ele advertiu que alguns municípios paranaenses, além das dificuldades decorrentes da falta de recursos, estão sobrecarregados com decisões judiciais que autorizam o retorno de funcionários aposentados a seus antigos cargos, que já foram ocupados por novos servidores contratados por concurso público – o que está levando ao inchamento das estruturas municipais e ameaça inviabilizar o funcionamento dessas prefeituras.

1 COMENTÁRIO

  1. Correta sua observação sobre eleição na Associação dos Municípios noutros tempos. Fui assessor de imprensa nos dois mandatos do prefeito Arnaldo Coneglian. Naquele tempo só prefeito de município grande ganhava – Ponta Grossa, Cascavel, Londrina, Guarapuava, etc. Surgiu ele, de Barbosa Ferraz, a enfrentar os grandes, que apoiavam Nivaldo Krieger (Guarapuava). A eleição foi mobilização geral envolvendo o governador da época, secretários e deputados, parecia uma disputa estadual. Até Jayme Canet Jr se envolveu apoiando Coneglian. Para a reeleição foi a mesma coisa. Acho que naquele tempo a política tinha um encanto a mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui